terça-feira, 14 de setembro de 2010

As finanças deixaram prescrever quase 100 mil processos fiscais?!?!?!

A minha duvida é se estamos no limite da incompetência dos, funcionários públicos, que os deixaram prescrever, ou se é algo mais grave, que por qualquer razão, nem a as finanças, nem o ministério publico ainda não investigou, ou não quer investigar?

É verdade que não abona muito o governo, pelo facto de não tomar medidas, pois quando isenta de impostos as mais valias da transacção da VIVO, pela PT, para a Telefónica, no Brasil!

O Fisco deixou prescrever quase 100 mil processos fiscais, em 2009. Ao contrário do que tinha sido inicialmente reportado na Conta Geral do Estado de 2009, o Governo divulgou ontem uma errata que corrige o número de 3.895 processos para 25 vezes mais - 98.512. O Fisco deixou prescrever quase 100 mil processos fiscais, em 2009. Ao contrário do que tinha sido inicialmente reportado na Conta Geral do Estado de 2009, o Governo divulgou ontem uma errata que corrige o número de 3.895 processos para 25 vezes mais - 98.512. Apesar deste aumento tão significativo, o montante prescrito não se altera, permanecendo nos 572,6 milhões de euros. Com a prescrição destes processos, o Estado deixa de poder exigir aos contribuintes o pagamento dos montantes em falta. Ou seja, é receita a menos que entra nos cofres do Estado. Ainda assim, este valor representa mesmo uma quebra face ao registado em 2008, que ascendeu a 1,3 mil milhões de euros. Esta tendência de redução resulta de uma acção de saneamento das bases de dados do Fisco, mas também de outros factores, como a inexistência de bens ou rendimentos por parte dos devedores, que possibilitem a cobrança ou penhora dos montantes.

Sem comentários: