sábado, 28 de novembro de 2009

Portugal é assim

 

Portugal é assim.
Agora que já votou com o coração, leia e pense com a cabeça.

 

Este é o pensamento político que temos(em Portugal), está em todas:

 

·        Estádios de futebol, hoje às moscas,
·        TGV, 
·        novo aeroporto, 
·        nova ponte, 
·        auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso, 
·        etc. etc.

 A quem na verdade serve tudo isto?

PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM 

A QUEM VAI SERVIR O TGV ...  


1.
      AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO, 
2.      ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E .. CLARO, 
3.      AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...

A QUEM adjudicar os contratos....


 

 OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS

 ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA
 DE 
MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !



Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer 
a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.


Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas,

·        na qualidade do seu Ensino Superior, 
·        nos seus museus e escolas de arte, 
·        nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, 
·        nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.



Percebe-se bem porque não

·        construíram estádios de futebol desnecessários, 
·        constroem aeroportos em cima de pântanos,
·        nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais e que levam para fora do país cerca de 85 a 90% do investimento…., ou seja, não criam riqueza cá dentro mas sim lá fora.
  
O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. Nós temos de norte a sul 560 km e de largura cerca de 300….

É por isso que,
 para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). Só em 2007 é que o TGV francês chegou à Alemanha. A Alemanha tem um comboio rápido – o ICE, que circula a 300km.


É por razões de sensatez que não o encontramos

·        na Noruega, 
·        na Suécia,
·        na Holanda 
·        e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto
 à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhõesde euros não trará qualquer benefício à economia do País. Seria preferível um pendular a menos de metade do preço e que com 240km/h chegava e sobrava e deixava o grosso do investimento em Portugal, aí sim, criando riqueza.

Para além de que, 
dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia,ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.


Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:


- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituamas mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma); 
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

E ainda 
sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em  muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.
 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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