quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

União bancária: Zona euro atinge objetivo

"Notáveis progressos na união bancária", congratula-se La Vanguardia. A 10 de dezembro, foi concluído um primeiro acordo entre os ministros das Finanças da zona euro para a criação de uma autoridade europeia que possa decidir o encerramento ou a ajuda aos bancos em dificuldades. Para o diário espanhol, esta decisão constitui um "passo decisivo" para a união bancária:

O progresso é muito importante, porque essa união pode tornar-se um fator decisivo na normalização do crédito para as empresas e para as famílias e, por essa via, representar um notável apoio ao reforço da retoma na Europa. […] Foram feitos progressos quanto à aceitação da Comissão Europeia como autoridade responsável pelo mecanismo de reestruturação ou de liquidação dos bancos, uma tarefa muito delicada que será partilhada com os Estados-membros.

Este ponto é um dos três pilares da união bancária, com a supervisão dos bancos pelo BCE já lançada, e o fundo de garantia dos depósitos. Este último aspeto ainda está em discussão, mas foram dados "passos de gigante" na reaproximação de posições, e foi encontrada uma "solução mista" através de uma espécie de cobertura comum dos fundos de que dependeriam os fundos nacionais durante um período de transição de dez anos.

Os pormenores serão acertados durante o Conselho Europeu de 19 e 20 de dezembro.


Ver artigo...

Sem comentários: