Os epítetos do nosso calão serão todos bem empregues, nestas situações a que o Sr. Mexia nos acostumou, nas empresas por onde passa!
Alguém deste governo se lembrou de ver os salários dos trabalhadores da ZON ?
"Chocante". É deste modo que alguns empresários reagem ao facto de António Mexia, CEO da EDP, ter ganho 3,1 milhões de euros em 2009, o que dá 8500 euros por dia. Mas o líder executivo da EDP não é o único a ser bem remunerado nas empresas cotadas em bolsa. A ZON revelou ontem que Rodrigo Costa recebeu mais de 1,3 milhões de euros o ano passado entre salários e prémios.
A ZON pagou 4,8 milhões de euros em remunerações aos seus administradores (executivos e não-executivos), incluindo salários, prémios e o plano de acções e poupança acções. O chairman da empresa, o advogado Daniel Proença de Carvalho, teve direito a uma remuneração de 250 mil euros e Joaquim Oliveira, dono da Controlinveste, recebeu 21 mil euros por ser vogal não-executivo na empresa de telecomunicações. Rodrigo Costa, CEO da ZON, recebe assim perto de 3500 euros por dia entre os 695 mil euros de remuneração fixa, e 300 mil euros de prémio ao que se somam 347 mil euros referentes a prémios de "exercícios anteriores" e que "não se repetirão no futuro", segundo a empresa. Joaquim Pina Moura, que abandonou a presidência da Media Capital, proprietária da TVI, a 12 de Março de 2009, ganhou mais de 71 mil euros no ano passado. Mesmo assim o alvo das críticas continua a ser António Mexia, que lidera a lista de CEO mais bem pagos do PSI 20. Para Mira Amaral, ex-ministro da Indústria, "um tipo que vive à custa dos bens não transaccionáveis do mercado doméstico português é chocante [o salário]". Em declarações ao ‘Negócios da Semana’, na SIC, também Henrique Neto considerou que se trata de "um escândalo". A EDP teve lucros de 1,024 mil milhões de euros.- Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário