terça-feira, 6 de abril de 2010

Gasolina ou gasóleo?

Uma ajuda para quem não sabe ou não quer fazer contas.

“Para quem procura carro novo, além da escolha de modelo, jantes, cores e acessórios, o comprador enfrenta um dilema central: é preferível gastar mais no stand e poupar no posto de combustível, ou poupar na compra e gastar na hora de alimentar o carro? Ou seja, escolher um carro a gasóleo ou a gasolina? Nos últimos anos, o gasóleo passou a estar cada vez mais presente nos motores que circulam em Portugal, de acordo com os dados da European Automobile Manufacturers Association. Em 1990, apenas 4,9% dos novos carros registados utilizavam o combustível, mas em 2009 esse número saltou para os 66,6%, apesar das ligeiras quedas de quota de mercado em 2008 e 2009. Quanto aos preços, um litro de gasóleo custava em média 81,65% de um litro de gasolina em 2005 passando a valer no final de 2009 cerca de 83% do total de um litro de gasolina 95, segundo números da Comissão Europeia. Apesar dos preços mais caros nos modelos automóveis a gasóleo face aos de gasolina e dos custos geralmente mais elevados em manutenção para estes veículos, se algum dia quiser vender o seu carro, o motor a diesel é normalmente mais valorizado e mais fácil de mudar de mãos. A grande variável na escolha está na utilização que quer dar ao meio de transporte individual. Dependendo do número de quilómetros percorridos, do tipo de viatura e de outros factores inerentes, tem necessariamente que se fazer alguns cálculos, para perceber qual o combustível indicado para o seu carro e para a sua carteira. O Dinheiro fez as contas em quatro modelos automóveis de quatro segmentos diferentes e chegou a uma conclusão: se é um condutor de "alta quilometragem", a aposta no gasóleo compensa se se mantiverem as diferenças de preços entre combustíveis. Já se usa o seu carro pontualmente, a gasolina, provavelmente, é a melhor opção. 

Estacionamento garantido

Se vive numa grande cidade, certamente o estacionamento é um dos seus maiores problemas. Por isso, no segmento económico, seleccionámos o modelo mais curto do mercado, o Smart Fortwo que apresenta uma diferença de preço entre os modelos de gasolina e gasóleo na ordem dos 2800 euros. Aliado ao seu baixo consumo, garante alguns adeptos e foi o carro mais vendido em 2008 neste segmento. Se for um condutor diário, um "quilometrista" por excelência, são precisos cerca de 120 mil quilómetros para tornar mais económico o modelo a gasóleo, o que implicaria qualquer coisa como fazer 3330 quilómetros mensais durante três anos ou 84 quilómetros diários durante 4 anos.

Leve a sua familia

Se dá primazia a um veículo com mais espaço em detrimento do estacionamento, os carros do segmento inferior são os indicados para si. Neste segmento, o carro eleito pelos portugueses em 2008 foi o Renault Clio, que apresenta uma diferença entre os dois combustíveis de cerca de 3700 euros, com o modelo a gasóleo a ser o mais caro. Para justificar esta diferença, no que diz respeito ao combustível, um condutor tem de privilegiar a condução, já que o investimento em gasóleo na hora da escolha do seu carro é apenas justificado quando ultrapassar os 110 mil quilómetros percorridos, se a diferença de preços entre um litro de gasolina e de gasóleo se mantivesse ao nível actual. Se a sua perspectiva é mais familiar, a carrinha é o ideal para si e para a sua família. De entre todas as disponíveis no mercado, seleccionámos a Opel Astra para a simulação de custos. A diferença de preços entre os modelos a gasolina e a gasóleo ronda os 3000 euros, sendo necessário fazer cerca de 90 mil quilómetros para justificar o investimento em gasóleo.  Para o segmento médio superior, o carro mais vendido no ano de 2008 foi o Audi A4. Comprar um Audi A4 novo pode significar uma diferença de preços de 2500 euros se a opção for gasolina ou se passar pelo gasóleo. Para compensar a escolha pelo gasóleo, um condutor teria de fazer pelo menos 60 mil quilómetros, qualquer coisa como 166 quilómetros por dia durante um ano ou 84 quilómetros diários durante os próximos dois anos. Fonte: "Oil Bulletin", Comissão Europeia. DGEG. European Automobile Manufacturers Association. Marcas automóveis” Expresso.pt

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