terça-feira, 25 de outubro de 2011

Secretos

No Ministério dos Negócios Estrangeiros, as telegramas qualificados de "secretos" têm, como é natural, uma distribuição muito limitada, que segue a regra britânica do "need to know".
Não há muito tempo, procurei saber se um determinado colega, em Lisboa, tinha lido um "secreto" que eu tinha enviado dias antes. Cuidando em não falar pelo telefone da substância do texto - o que infringiria as chamadas "regras de cifra" - eu queria ter a certeza de que o telegrama lhe chegara, porque sabia que o assunto, por razões que não vêm ao caso, lhe interessava. Recordo que foi um pouco difícil contactá-lo, tendo a minha secretária apurado que sé era possível encontrá-lo em casa. Estranhei, mas foi isso o que foi feito.
- Olha lá! Viste um "secreto" que há dois dias mandei para aí.
Resposta pronta:
- Ó homem! Então não sabes que eu já estou aposentado? Para mim, agora, secretos só de porco...

Sem comentários: