A União Europeia vai impôr multas multibilionárias a um conjunto de bancos por manipulação de importantes taxas de juro, designadamente da Euribor.
O Royal Bank of Scotland, o Deutsche Bank e o Societe Generale já estão prontos para pagar as multas em dezembro, depois de terem chegado a um acordo com Bruxelas, noticia o Financial Times.
O JPMorgan, o HSBC e o Credit Agricole podem pagar mais tarde, sem terem chegado a qualquer acordo, adianta o diário económico britânico.
O Societe Generale e o Credit Agricole recusaram-se a comentar o assunto, quando questionados pela agência noticiosa AFP.
Os bancos que chegaram a acordo podem esperar uma multa reduzida.
A Libor e a Euribor são estimativas das taxas às quais os bancos se emprestam dinheiro uns aos outros e são baseadas em informação fornecida por um painel de bancos.
Estes valores são usados depois para estabelecer um vasto conjunto de contratos e produtos financeiros, no qual servem de referência.
A manipulação destes produtos já conduziu a significativas multas a bancos.
O escândalo surgiu à luz do dia em 2012, quando o Barclays foi multado em 339 milhões de euros pelos reguladores britânico e norte-americano por manipulação das taxas interbancárias entre 2005 e 2009.
Mas recentemente, em outubro, o holandês Rabobank anunciou ter chegado a um acordo para pagar uma multa de 774 milhões de euros para encerrar um processo por manipulação da Libor.
UE impõe multas multibilionárias a vários bancos por manipulação de juros | Económico
Sem comentários:
Enviar um comentário