sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS PINTORES COM A BOCA E OS PÉS.

Eu há mais de uma década que conheço, e não só, contribuo para ela, mas mesmo que não o fizesse sempre recebi, os seus cartões, postais pintados, bem como correspondência. É uma causa a que aderi, com muito gosto e só agora falo dela, porque entendo a dificuldade com que estão a passar, mais ainda nestes tempos. Ninguém me pediu nada, eu que entendi que o devia divulgar.

“Pessoas deficientes do mundo inteiro que pintam com a boca e os pés unem-se numa Associação Internacional desde 1956, por iniciativa de A. E. Stegmann, também ele impedido de usar as suas mãos devido a uma poliomielite espinal que sofreu ainda em criança. Até esta data, estes artistas encontravam-se desamparados, pois a sua deficiência tornava-lhes particularmente difícil estabelecer os contactos necessários que permitissem também a exploração comercial dos seus trabalhos. Nasce assim uma organização constituída por e para artistas deficientes manuais, que pintem com a boca e os pés. Graças à sua actividade artística ficam abertas as portas a uma nova existência socialmente gratificante. A Associação Internacional reproduz as obras originais destes artistas em forma de postais, calendários e outros artigos diversos, através de editoras em todo o mundo, como é o exemplo em Portugal da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais, Lda., que depois os comercializam nos respectivos países. É assim que a Associação assegura a independência financeira dos seus membros, oferecendo-lhes a oportunidade de assegurarem a sua subsistência com maior dedicação à arte sem tantas preocupações e ansiedades. Para atingir este objectivo a Associação procura encontrar o maior número de artistas que pintam com a boca e os pés e persuadi-los a associarem-se a esta grande família. A Associação assegura igualmente a formação de novos talentos, incentivando pintores com potencial através de bolsas de estudo. Os artistas sentem-se desta forma reconhecidos como membros activos da sociedade. Por motivos económicos, também pela sua estabilidade política e tendo em vista o carácter internacional da Associação, Vaduz no principado do Liechtenstein foi escolhida como sede da Associação.” SADM

2 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena que sendo uma sociedade por quotas utilize os mesmos princípios de violação de dados pessoais que muitas empresas com objectivos fraudulentos utilizam. Compra ou é-lhes cedidos nomes, moradas e actividades de cidadãos que utiliza sem o consentimento deles.

Espaço de Raio Xis disse...

Essa parte já desconheço, mas se tem a certeza. Os motivos parecem-me nobres, mas concordo que nem todos os meios justificam os fins.