quinta-feira, 18 de julho de 2013

Espanha: “A decisão final da UE sobre as ajudas abre a porta para o resgate dos estaleiros navais”

O comissário europeu para a Concorrência, Joaquín Almunia, exigiu da Espanha, no dia 17 de julho, que restituísse as ajudas fiscais concedidas ao setor naval espanhol pelo Estado entre 2007 e 2011, adianta El Correo.

A UE decidiu que os investigadores deveriam reembolsar o montante dos benefícios fiscais dos quais se aproveitaram para financiar a compra dos navios, por terem violado a regulamentação sobre a concorrência.

O diário realça que, por enquanto, a Comissão Europeia deixa o cálculo do valor a reembolsar nas mãos do Governo espanhol. Para El Correo, uma "interpretação benévola" da decisão poderia reduzir o montante dos €2,7 mil milhões previstos no início para €400 milhões, consoante a lista de investidores que devem reembolsar as ajudas. Os representantes dos estaleiros navais já alertam para o facto de a decisão de Bruxelas colocar em perigo 87 mil postos de trabalho no setor, explica El Correio, que constata que

a pressão atenuou a proposta inicial de (…) Joaquín Almunia, que exigia o reembolso das ajudas desde 2005, mas continua longe das aspirações da Espanha.


Ver artigo...

Sem comentários: