A dívida total da CP, Refer e Estradas de Portugal aumentou no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo. No total, as três empresas públicas viram aumentar a sua dívida em cerca de 1,2 mil milhões de euros.
Segundo o Diário Económico, o boletim informativo da Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças, a Estradas de Portugal viu a sua dívida aumentar em 590 milhões de euros, face a um aumento de 430 milhões na Refer e de 220 milhões na CP.
Contudo, de acordo com a mesma fonte, estes números deverão ainda agravar-se após as emissões de obrigações anunciadas na semana passada pela CP e pela Refer, cada uma de 500 milhões de euros.
No conjunto, as três empresas devem mais de 10 mil milhões de euros.
No entanto, estes números integram um bolo maior, que é o da dívida das empresas públicas, incluindo o da "holding" Parpública, que no final de JUnho devia mais de 568 milhões de euros que no ano anterior.
Entre o final do primeiro semestre do ano passado e o mesmo período de 2009, a dívida do sector empresarial do Estado cresceu 15,6%, passando de cerca de 20,5 mil milhões para 23,7 mil milhões de euros.
Este aumento, de 3,2 mil milhões de euros, chegava para pagar a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário