quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Telecomunicações: "Apelos a um organismo pan-europeu para as telecomunicações perante divergência de opiniões dos reguladores de Bruxelas"

Um relatório do comissário europeu da Concorrência diz que as propostas para um mercado único de telecomunicações "não são ambiciosas" e propõe a criação de um observador pan-europeu, refere o Financial Times.

Relativamente ao que o jornal considera "críticas invulgarmente francas" à proposta apresentada por Neelie Kroes, responsável europeia pelas telecomunicações, para um mercado único, o gabinete do comissário Joaquín Almunia afirma que a substituição de reguladores nacionais dos 20 estados-membros por um organismo único seria "a solução mais eficaz para pôr fim às divergências nacionais".

Mas, como refere o Financial Times, reformas tão amplas no setor podem ser polémicas atendendo à vontade que alguns países europeus têm de ficar com o controlo de infraestruturas nacionais e com as receitas lucrativas muitas vezes geradas por leilões de espetros.

O jornal refere que um mercado único permitiria aos operadores trabalhar livremente em todo o bloco, obter acesso fácil ao espetro necessário aos serviços móveis e reduzir o preço do roaming.


Ver artigo...

Sem comentários: