quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reino Unido: City ganha concessão na regulamentação financeira da UE

"Reino Unido aceita a acordo com a UE sobre regulamentação da City", titula o jornal Financial Times na primeira página, afirmando que o acordo sobre regulamentação financeira, a que se chegou de forma não oficial na passada semana, é "um significativo passo em frente".

O acordo vai regular as transações nos mercados financeiros de Londres e foi alcançado após mais de dois anos de duras negociações entre bancos, bolsas e Governos do Reino Unido, de França e da Alemanha. Será formalmente aprovado na próxima sexta-feira pelos ministros das Finanças da UE.

O acordo "limita potencialmente a influência de Bruxelas sobre a maneira como a City de Londres regulamenta as transações", escreve o diário económico, uma vez que inclui uma cláusula que estabelece que as propostas do regulador não poderão ser discriminatórias em relação a nenhum dos Estados-membros. O jornal continua:

Esta cláusula é semelhante a uma outra que o Reino Unido propôs para o acordo sobre a união bancária europeia, em dezembro passado, e surgiu por causa da tensão sobre a influência de Bruxelas sobre a City. Provisoriamente acordadas na semana passada, as propostas também incluem uma cláusula que pode tornar mais difícil ao Banco Central Europeu e a outros reguladores regionais aprovarem regulamentação que tenha influência sobre a City.


Ver artigo...

Sem comentários: