quarta-feira, 20 de abril de 2011

TC chumba auditorias internas nas empresas públicas.

Naturalmente que não fazem adequadamente, pois se o fizessem iriam criar problemas ao PS/governo!

“As conclusões apontam para falhas na fiscalização e prevenção do risco, considerando que não é dada a devida importância a estas funções. O organismo detectou ausência de objectivos, desvios às normas internacionais e casos de falta de transparência…O organismo afirma ainda que "nem tão-pouco existe prioridade no uso da auditoria interna para a melhoria dos processos de gestão, limitando-a a simples fiscalizador do controlo interno e não cumprindo grande parte das melhores práticas internacionais"… Além disso, dos 199 auditores internos existentes nessas 16 empresas, apenas 8,5 por cento "estavam devidamente certificados pelo IIA". E o principal problema é que 15 por cento "tinham exercido anteriormente cargos de chefia". Uma situação que, de acordo com o TC, "potencia risco para a independência das operações das unidades de auditoria interna". Estes casos verificaram-se em seis empresas que apresentaram prejuízos em 2008, como a Refer e a TAP…Nesse ano, estas 20 empresas públicas gastaram 15,9 milhões de euros com auditorias internas. O custo médio anual rondou 933,1 mil euros e a despesa com cada auditor fixou-se em 797 mil euros, o que equivale a 5,7 mil euros por mês. PUBLICO.

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