O Expresso de hoje traz-nos a noticia que os diversos operadores de transporte estão a perder utentes, clientes, utilizadores o que se lhe quiser chamar…referem que o ML perdeu 1.900.000, equivalente a 12,7% num ano. Numero bastante alto, acho eu, sem sombra de duvidas. Não tecendo mais nenhuma apreciação das razões, que levaram a que isso acontecesse, lembrei-me de fazer umas contas, sobre as vantagens e desvantagens dos preços dos bilhetes. Nestes cálculos só interessa o preço simples, excluindo passes, etc.. Vejamos então: Feitas as contas, o ML, transporta por ano 14.960.630 passageiros. Cada passageiro pagava 1,05€, preço do bilhete antes do aumento em fevereiro, o que significava uma facturação de 17.952.755,91€. Como o preço do bilhete passou para 1,25€, a facturação seria de 18.700.787,40€, um aumento de 4% ,com aumento de facturação em 748.031,50€.
Mas existe um senão, que nos leva a voltar ao inicio do texto, o ML perdeu 12,7%, os tais 1.900.000 passageiros! Então o ML, não só nada ganhou, mas perdeu e significativamente, pois se os passageiros perdidos pagassem pelo preço de 1,05€ seriam 1.995.000,00€, mas com o valor aumentado em 0,20€ a perda foi de 2.375.000,00€.
Fazendo as contas ao que lucrou como aumento e o que perdeu, por isso ou outros factores, foi 1.626.968,50€. Alguém não sabe o que anda a fazer ,mas é pago para saber…
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