quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Governo do Irão vai criar agências para estimular casamentos!

O cardeal-patriarca, não precisa de se preocupar muito com isso, pois alguns, como o Irão, já estão a resolver o problema!

O governo do Irão vai implantar uma rede de agências para auxiliar os jovens a encontrarem parceiros para se casar.

As agências vão aconselhar os jovens sobre o modo como se encontrar os parceiros ideais para o matrimónio.

Segundo o correspondente da BBC em Teerão, Jon Leyne, achar um parceiro para se casar no Irão é complicado, na medida em que há diversas limitações em relação a encontros sociais entre homens e mulheres. A maioria dos casamentos no Irão não é exactamente arranjada, mas os parentes normalmente se incumbem de apresentar os possíveis pretendentes. Há inclusive organizações “casamenteiras” privadas, que funcionam na verdade como facilitadoras de encontros e são normalmente dirigidas por religiosos.

Nível educacional

O governo usou o aniversário do casamento de Ali, o primeiro imã chiita, com Fátima, a filha do profeta Maomé, para anunciar várias medidas para estimular a instituição do casamento. Além dos centros que vão aconselhar os jovens sobre como acharem o parceiro ideal, bancos também vão oferecer mais empréstimos para o pagamento de casamentos. Muitas iranianas reclamam das dificuldades de se arranjar um marido com seu nível de educação, em um momento em que 60% dos alunos das universidades do país são mulheres. Segundo o correspondente da BBC, mesmo com as restrições da República Islâmica, muitos jovens continuam trocando números de telefones para conseguir encontros, que algumas vezes são considerados ilegais.

Sem comentários: