sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tribunal eleitoral chumba partido de Marina Silva - Brasil

O tribunal concluiu que o partido não conseguiu o apoio popular que é exigido por lei, ficando 50 mil assinaturas aquém do exigido por lei - 492 mil eleitores.
"Não vejo como contornar a exigência da lei. Em que pese todo o calor social e o desejo dos homens mais éticos desse país, ainda estamos presos à lei", disse um dos ministros (juízes) do tribunal, João Otávio Noronha, citado pela Folha de S. Paulo.
A Rede Sustentabilidade argumentava que 100 mil assinaturas tinham sido rejeitadas pelos cartórios eleitorais de forma injustificada.
Segundo a última sondagem Datafolha, do início de agosto, a ex-senadora tem 26% das intenções de voto para a presidência, contra 35% de Dilma Rousseff.
Marina Silva, ex-ministra do Ambiente, que já esteve filiada no Partido dos Trabalhadores, foi terceira nas presidenciais de 2010, em que concorreu pelo Partido Verde. Conseguiu 19,33%, o equivalente a quase 20 milhões de votos.
Termina no sábado o prazo para que os partidos indiquem os seus candidatos às presidenciais de 2014. Diante do chumbo do Tribunal Superior Eleitoral, resta agora a Marina Silva a hipótese de se filiar até amanhã noutro partido. O Partido Ecológico Nacional e o Partido Popular Socialista são duas hipóteses, que a ex-senadora tinha recusado até agora, dizendo que a Rede Sustentabilidade representava um amplo "projeto de país", não um mero empreendimento eleitoral.
Tribunal eleitoral chumba partido de Marina Silva - Globo - DN

Sem comentários: