terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crédito habitação. Bancos cobram pelo simples facto de cobrarem a prestação mensal.

A banca cobra uma prestação mensal, entre 1,50 a 1,75 euros, pelo pagamento da prestação mensal, avança o “Correio da Manhã”

O valor varia consoante a instituição financeira e é actualizado anualmente.

Posto isto, a Associação para a Defesa dos Consumidores (DECO) já alertou o Banco de Portugal (BdP), que não compreende esta prática.

Além da cobrança referida, ainda é acrescentado 4% desse valor em imposto de selo, o que significa que até o Estado está a beneficiar com os empréstimos dos contribuintes.

Fazendo as contas em termos anuais, o Banco Comercial Português (BCP) cobra 18 euros pelo processamento da prestação, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pede 19,80 euros, o Santander Totta 20,40 euros e o Banco Espírito Santo (BES) 21 euros.

O BPI não faz uma menção directa a esta comissão, mas cobra 1,25 euros por cada entrega de documentação, sem falar do respectivo imposto de selo.

Estas práticas comuns a todos os bancos, mas disfarçadas por terminologias diferentes, levaram a que a Autoridade da Concorrência (AdC) realizasse buscas em vários bancos por suspeitarem das suas práticas de concertação de preços.

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/credito-habitacao-bancos-cobram-pelo-simples-facto-cobrarem-prestacao-mensal

Sem comentários: