Eu gostava que alguém se debruçasse, seriamente, sobre o negócio "da china" que é o do petróleo.
Os preços do crude foram desde 2000, em media da seguinte forma:
- entre 2000 e 2005 a 31 $ o barril.
- de 2005 a 2008 a media foi de 74$ o barril.
- de 2008 até hoje de 46$ o barril.
Nota: Não esqueçamos a quantidade de crude que tem cada barril!
Recordamo-nos do preço da gasolina e do gasóleo nesses anos! Mas não é suficiente estes elementos, para piorar o quadro (para o lado da: Galp, Repsol, BP, etc.) o preço é pago em dólares! Mas o valor do dólar relativamente ao euro teve uma desvalorização de + de 50%! Nesse período de tempo!
Suspeito que o valor do dólar vai desvalorizar mais ainda!!! Aguardemos os próximos dias.
Por exemplo hoje o dólar vale 0,74€ o que significa que damos 1 euro e recebemos 1,420$ (dólares). Como existe alguma variação constante, significa que as operadoras, revendedoras etc., não fazem repercutir nos seus preços estas variações! Significa que estamos a ser espoliados não só pela Galp, como pelas estrangeiras que cá estão instaladas, sem que produzam qualquer valor acrescentado à economia portuguesa. Essas companhias compram os produtos que vendem em Portugal, à Galp!
Não esqueçamos também que a refinação é para uma serie de produtos e que os resíduos são a gasolina e o gasóleo!
Os Srs. António Brufau, está muito bem visto na companhia em Espanha, pois os seus colegas lá não conseguem resultados tão bons como ele em Portugal. Ferreira de Oliveira, a dar lucros para os Srs. Américo Amorim e Eduardo dos Santos. José Serrano Gordo, também estará bem visto, aos olhos dos seus pares, na Inglaterra e Holanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário