sábado, 26 de novembro de 2011

As "estrelas" Michelin


Foram hoje anunciados os restaurantes portugueses que, na edição de 2012, terão as famosas "estrelas" nos guias franceses Michelin, de avaliação gastronómica. A "estrelas" podem ir de uma a três, sendo que Portugal nunca teve, até hoje, um restaurante com três estrelas.

Com duas "estrelas" aparecem o Ocean e o Vila Joya, ambos no Algarve. Com uma "estrela": o São Gabriel, o Willie's e o Henrique Leis, todos também no Algarve, o Il Gallo d'Oro, no Funchal, o Tavares e o Feitoria, em Lisboa, o Arcadas da Capela, em Coimbra, o Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o Casa da Calçada, em Amarante.

Portugal é um país que só muito lentamente tem vindo aquelas "ganhar estrelas". Será isso importante? Claro que é! A profusão de restaurantes com referências positivas nos guias da Michelin é um fator de atração turística e induz mais deslocações ao nosso país. Além disso, estimula outros restaurantes a melhorarem e a colocarem-se em posição de poderem vir a conquistar "estrelas" ou a concorrer com aqueles que as têm.

Devo dizer que não me recordo de ter comido nenhuma vez mal num restaurante com "estrelas" nos guias Michelin, embora várias vezes apenas "assim-assim". Mas, com grande frequência, tenho comido bem melhor noutros restaurantes, alguns dos quais estão e estarão longe desta "corrida às estrelas" - e são bem mais baratos.

Um aviso da parte de alguém que acompanha com alguma atenção estas coisas: em geral, podem confiar nos restaurantes assinalados com "estrelas" nos guias Michelin, mas não confiem, necessariamente, nas listas dos restantes restaurantes que os guias mencionam para cada localidade. Sei do que falo: está lá de tudo, do bom ao medíocre (embora raramente do mau).

E agora permitam-me que vá jantar... a casa de amigos!

Sem comentários: