segunda-feira, 23 de junho de 2014

Alerta Total

 

 

Lula sabota por fora, mas Aécio ainda tem esperanças de que Henrique Meirelles seja seu vice

Posted: 21 Jun 2014 06:47 AM PDT


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A principal definição da campanha eleitoral de 2014 é costurada nos bastidores econômicos. Aécio Neves tem esperanças de que Henrique Meirelles aceite ser candidato a vice em sua chapa. Filiado ao governista PSD, comandado pelo volúvel Gilberto Kassab, o ex-presidente do Banco Central e atualmente presidente do conselho da J&F (a holdind que comanda o famoso Friboi) ainda avalia se fecha com Aécio ou se arrisca a disputar o Senado por São Paulo.

Tudo mundo sabe que o maior sonho político de Henrique Meirelles é ser Presidente da República. Posicionado como vice de Aécio, que tem chances de ganhar de Dilma, Meirelles fica na boca do gol. Além disso, Meirelles daria um troco pessoal a Dilma Rousseff – que vetou o nome dele para continuar na Presidência do Banco Central do Brasil. A vingança tardia de Meirelles pode custar muito caro ao PT. A definição pode sair na semana que vem.

Aécio é um candidato à procura de um vice, urgentemente. Sabe que, se errar na escalação, compromete suas chances de eleição, mesmo com as fragilidades de Dilma Rousseff. A opção tucana, por enquanto, é pelo nome de Meirelles. Não pelo que ele tenha de voto ou popularidade. Mas pelo poder de articulação dele com o mercado internacional. A lógica é simplória: as eleições brasileiras são decididas de fora para dentro, pelos poderes globalitários que nos controlam. O resto é conversa para boi dormir.

Quem mais pressiona contra tal aliança de Meirelles com Aécio é Luiz Inácio Lula da Silva. Classificado de "traição", tal acordo selaria, definitivamente, o rompimento do mercado financeiro com os petistas. A pressão para ter Meirelles no time dos tucanos vem de fora. A Oligarquia Financeira Transnacional deseja que a economia brasileira volte a operar como nos tempos de FHC e na primeira gestão de Lula. Por isso, já garantiu, em favor de um eventual governo do PSDB, a presença de Armínio Fraga como formulador econômico.

Armínio Fraga terá o cargo econômico que quiser, Ministro da Fazenda ou Presidente do Banco Central do Brasil, caso Aécio Neves consiga vencer Dilma Rousseff na eleição presidencial. Ex-presidente do Banco Central na gestão FHC, como formulador das diretrizes econômicas da campanha de Aécio, o economista Armínio vai focar no crescimento - o ponto frágil da desgovernança petista. Na visão de Fraga, é preciso reposicionar a economia brasileira, para diminuir a incerteza, criando condições para que a economia invista nas pessoas e, por consequência, no crescimento.

Sem dúvida



Xingou ou não?



Seis por meia Dúzia?



Direito e Justiça em Foco



Domingo, o advogado criminalista Mauro Otávio Nacif fala do tema "Prescrição e Nulidade", no programa Direito e Justiça em Foco, apresentado pelo desembargador Laercio Laurelli, na Rede Gospel.

Doações ao Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Junho de 2014.

Petrobras ameaça tirar o sofá da sala?

Posted: 21 Jun 2014 06:14 AM PDT


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por João Vinhosa
 
Segundo uma antiga fábula, certo marido, um corno assumido, resolveu reagir energicamente ao tomar conhecimento que sua mulher transava com seus amantes no sofá da sala de sua própria casa. Depois de muito pensar, o marido solucionou o problema que tanto o atormentava: tirou o sofá da sala.
 
Essa singela introdução serve sob medida para nos remeter à situação criada pela Petrobras, ao pretender tirar do ar o site www.maracutaiasnapetrobras.com, cujos principais objetivos são: 1 – dar maior transparência às "falcatruas federais" levadas a efeito em desfavor da Petrobras; 2 – impedir que sejam esquecidos "os crimes de lesa pátria que aniquilaram a credibilidade da Petrobras".
 
A constatação da ameaça feita pela Petrobras foi materializada em mensagem encaminhada ao cidadão que registrou o site, Ivo Lúcio Marcelino. Em tal mensagem, encontra-se salientado que, pelo fato de o nome "petrobras" ter sido utilizado sem a devida autorização, o cancelamento do domínio em questão deve ser solicitado ao órgão competente, sob pena de serem tomadas as medidas jurídicas cabíveis. Nada foi falado sobre o termo "maracutaias". Nem mesmo foi levantado qualquer suspeita sobre a veracidade das maracutaias divulgadas pelo site.
 
Na condição de autor de diversos textos reproduzidos no site, venho manifestar minha indignação com o fato de a Petrobras (trazendo à lembrança o corno da fábula) se preocupar apenas com o seu próprio nome, e não com as consistentes denúncias que motivaram o termo "maracutaias" na denominação do site.
 
É de se destacar que minhas diversas denúncias dizem respeito à Gemini – espúria sociedade feita pela Petrobras com uma transnacional para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito. Arquitetada no período em que Dilma Rousseff acumulava os cargos de Ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, a Gemini é um perfeito exemplo de como deixam a maior empresa brasileira nas garras de sócios, que podem espoliá-la a seu bel prazer.
 
A propósito, entre os documentos disponíveis no site a respeito da Gemini, se destacam: cinco cartas por mim protocoladas para Dilma Rousseff; denúncia por mim feita à Polícia Federal; denúncia por mim feita ao Ministério Público Federal; íntegra do Acordo de Quotistas da Gemini que deixou a Petrobras refém de sua sócia na Gemini.
 
O que é mais preocupante, no entanto, são os dois procedimentos antagônicos da Petrobras: por um lado, ela é zelosa com sua marca a ponto de aventar o uso de "medidas jurídicas" contra quem só deseja que a empresa não seja espoliada; por outro lado, ela se omite de maneira inadmissível diante de acusações contundentes contra sua alta administração.
 
Um retrato fiel da indiferença da Petrobras com acusações contra sua alta administração pode ser visto na série de vídeos "Saia do armário, Dilma!", cujos links se seguem
 
https://www.youtube.com/watch?v=Mch9yUu6aGs  ("SAIA DO ARMÁRIO, DILMA!" – PARTE 1)
https://www.youtube.com/watch?v=5H6MIj-ytAg ("SAIA DO ARMÁRIO, DILMA!" – PARTE 2)
https://www.youtube.com/watch?v=302F6USwq7s  ("SAIA DO ARMÁRIO, DILMA!" – PARTE 3)
 
 
João Vinhosa é Engenheiro.

Banco: O Grande Parasita

Posted: 21 Jun 2014 06:11 AM PDT


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira
 
Um banco não passa de um prestador de serviços.
 
Toda pessoa necessita de uma conta corrente bancária.
 
Os bancos estatais deveriam oferecer contas correntes cobrando apenas o custo administrativo das mesmas, bem como pelos demais serviços bancários.
 
Não é função do governo conceder empréstimos de curto ou médio prazo porque esta é uma  operação que pode ser feita pela iniciativa privada.
 
Um banqueiro privado é apenas um comerciante a quem se concede o direito de captar depósitos do público.
 
É justo que cobre o que quiser pela prestação de seus serviços de manutenção de contas correntes, emissão e administração de cartões de crédito, etc.
 
Também é justo que cobre o juro que quiser pelo empréstimo de seu próprio dinheiro.
 
Pode igualmente fazê-lo com o dinheiro do público que captou em depósitos a prazo, remunerados.
 
Mas emprestar dinheiro de terceiros depositado em contas correntes à vista é imoral e deve ser proibido pelo governo.
 
A situação atual é equiparável a do parasita que vive às custas do hospedeiro.
 
 
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Quem tem pressa?

Posted: 21 Jun 2014 06:10 AM PDT


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç
 
O Sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, falecido em 2007, figura lendária, com agitada história de vida, notabilizou-se por ter coordenado, durante a década de 90 do século passado, o projeto "Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida", do qual o PT se apropriou quando assumiu o poder, dando-lhe a denominação de "fome zero", hoje extinto.
 
O propósito  de Betinho era aliviar o estado de abandono pelo poder público e de fome endêmica de milhões de brasileiros que viviam (e ainda vivem!) excluídos da sociedade, seres humanos marginalizados e, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, usurpados pelos poderes constituídos.
 
É de sua autoria a frase que simbolizou a dinâmica da sua ação humanitária: "Quem tem fome, tem pressa". 
 
Por outro lado, foi  com absoluta surpresa que se assistiu pela televisão ao Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, indicado há pouco mais de um ano pelo governo do PT, ora sorteado para substituir Joaquim Barbosa na relatoria do mensalão, afirmar que pretendia acelerar ao máximo o andamento das demandas dos condenados e presos em decorrência do processo, que solicitavam a revisão de regimes prisionais de modo a permitir-lhes trabalhar fora da cadeia, complementando que "quem está preso tem pressa".
 
A analogia com a frase do sociólogo, pretendida pelo Ministro, é, no entanto, das mais infelizes, pois os que estão agora presos, ao contrário daqueles aos quais Betinho se referia não são seres famintos nem usurpados pelos poderes constituídos mas bem alimentados usurpadores dos mesmos.
 
Por outro lado, será que em algum momento se lembrou Sua Excelência dos milhares de encarcerados, que, por lentidão da mesma justiça da qual agora é integrante na sua mais alta instância, permanecem indevidamente presos, naturalmente apressados, congestionando o nosso quase falido sistema prisional?
 
E dos que ficam largados, sem pressa, nos pisos das emergências, sem atendimento, no contexto de um sistema de saúde moribundo por não poder contar, entre outros,  com os recursos que foram desviados pelos hoje apressados condenados, segundo o Ministro, artífices do mensalão?
 
E dos cidadãos que, Brasil afora, estão com o direito de ir e vir prejudicado, estes também com muita pressa.
 
É, Ministro, existe muita gente com pressa no país.
 
Será que a atenção aos condenados ora demonstrada encaixa-se numa prioridade justa? Parece que não.
 
Na verdade, a repentina comiseração demonstrada é desalentadora.
 
 
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Sem comentários: