quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Para a S&P, resgate completo não teria efeito no 'rating' espanhol.

Se já está a um nível inferior a lixo, como pode baixar mais?

“A Standard & Poor's (S&P) disse hoje que o 'rating' atribuído a Espanha não será revisto se o País pedir um resgate internacional.

Esta declaração surge numa altura em que o país vive tempos de incerteza em relação ao seu futuro nos mercados de capitais, depois dos juros dos títulos a 10 anos terem já a barreira dos 7% no mercado secundário, considerada pela generalidade dos analistas como o limite para pedir um resgate.
"Se Espanha decidir por um pedido de resgate total, isto pode, na nossa opinião, constituir o reconhecimento oficial de que o Governo está a enfrentar riscos no seu financiamento nos mercados de capital a taxas sustentáveis", considera a agência.
"Contudo, pensamos que as potenciais condições mais vantajosas que Espanha pode receber no âmbito de um programa de ajuda podem aumentar as hipóteses de sucesso do país na ambiciosa e politicamente desafiante agenda de reformas orçamentais e económicas", acrescenta.
A S&P classifica actualmente a dívida espanhola com o ‘rating' BBB-, uma nota já abaixo da classificação considerada ‘lixo', com o outlook (perspectivas de evolução) negativo.” Economico

Sem comentários: