Com a morte deste excelente ator que se manteve fiel ao teatro e cinema, sem querer virar-se para as novelas, o teatro fica mais pobre. O seu nome verdadeiro nome era Manuel Santos. O amigo que tive o prazer de ver em varias peças de teatro, e também no cinema, com a Maria do Céu Guerra, Mário Viegas, Paula Só, Manuel Marcelino, Adelaide João, Fernanda Lapa, Helder Costa, Luís Lello, Paula Guedes, Margarida Carpinteiro e outros, desde a Barraca, ao TEC, e em filmes portugueses, que marcaram época!!! Foi com eles que vi uma das melhores peças de teatro, que vi: D.João VI.
Recordo bons momentos de convívio, no tempo em que eu e o meu irmão - que contracenou em filmes com o Santos Manuel - não tínhamos carro e o Santos Manuel vinha de Cascais ou de Lisboa, buscar-nos aos Olivais, íamos jantar, beber uns copos e no fim o Santos Manuel trazia-nos a casa, e voltava para a dele!!! Esta generosidade não a posso esquecer nunca!!! O homem-ator era natural da, terra onde passei os verões da minha infância – Figueira da Foz. Com o decorrer dos anos fomo-nos afastando, mas isso não me impede de sentir uma grande tristeza pelo seu desaparecimento! Até um dia!
“O ator português Santos Manuel, ligado desde os anos 1960 ao Teatro Experimental de Cascais, morreu hoje aos 79 anos naquela cidade, disse à agência Lusa o ator Alberto Vilar. O corpo do ator estará em câmara ardente a partir das 1h:00 de segunda-feira na capela da Ressurreição, em Cascais, e o funeral realizar-se-á na terça-feira às 10h00 para o cemitério de Rio de Mouro, em Sintra, onde será cremado. De acordo com o Centro de Estudos de Teatro, Santos Manuel foi um dos fundadores da companhia Casa da Comédia em 1962, no ano em que se estreou profissionalmente na peça "Regresso ao Paraíso". A estreia no teatro amador deu-se em 1958 na Companhia do Teatro Popular de Almada com a peça "O frio", segundo dados biográficos daquele centro de estudos. Ao longo da carreira, Santos Manuel recebeu vários prémios, entre os quais o de melhor interpretação masculina em teatro em 1968 pela peça "D. Quixote". Nascido na Figueira da Foz em 1933, o ator representou na Casa da Comédia, no Teatro Aberto, no Teatro A Barraca, mas sobretudo e com maior regularidade no Teatro Experimental de Cascais, desde osanos 1960 até à atualidade. Também participou em série de televisão e em filmes, como "Cerromaior" (1981), de Luís Filipe Rocha, "O banqueiro anarquista" (1981), de Eduardo Geada.Uma das últimas peças na qual Santos Manuel entrou foi "Arsénico e Rendas Velhas", no Teatro Experimental de Cascais, com encenação de Carlos Avillez.” Ler mais: expresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário