Outras páginas.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Portugal é assim - (Pedido de divulgação )

Vale a pena parar para pensar…



AS 5 LINHAS DO TGV SÃO MAIS CINCO ELEFANTES BRANCOS COMO OS ESTADIOS DE FUTEBOL COM CUSTOS DO ORÇAMENTO TERRIVEIS.ACTUALMENTE A CP EM GERAL JÁ DÁUM PREJUIZO ANUAL DE 100. MILHÕES. para um povo pobre QUEM VAI PAGAR??????

 

      
   
Portugal é assim. Agora que já votou com o  coração, leia e pense com a  cabeça.
 
 
      

 Este é o pensamento político  que temos(em  Portugal), está em  todas:

·         Estádios de futebol, hoje às  moscas,
·         TGV,
·         novo  aeroporto,
·         nova  ponte,
·         auto-estradas onde bastavam  estradas com bom  piso,
·         etc. etc.
A  quem na verdade serve tudo isto?PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS  SEGUINTES E PENSEM

A QUEM VAI  SERVIR O TGV ...


1.
      AOS  FABRICANTES DE MATERIAL  FERROVIÁRIO,
2.
      ÀS  CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E .. CLARO,
3.
      AOS  BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...

OS PORTUGUESES FICARÃO -  UMA VEZ MAIS

- ENDIVIDADOS DURANTE  DÉCADAS

POR  CAUSA
DE
MAIS UMA OBRA  MEGALÓMANA ! ! !



Experimente ir  de Copenhaga a Estocolmo de  comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo  num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não  ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos  passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e  planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco  horas.

Não fora  conhecer
a realidade económica e social  desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos,  emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns  tontos.

Se não os conhecesse bem  perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos  resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta  está na excelência das suas  escolas,

·         na qualidade do seu Ensino  Superior,
·         nos seus museus e escolas de  arte,
·         nas creches e  jardins-de-infância em cada  esquina,
·         nas políticas pró-activas de  apoio à terceira idade.



Percebe-se  bem porque não

·         construíram estádios de futebol  desnecessários,
·         constroem aeroportos em cima de  pântanos,
·         nem optam por ter comboios  supersónicos que só agradam  a meia dúzia de  multinacionais.
 
O TGV é um  transporte adequado a países de dimensão  continental, extensos, onde o comboio rápido  é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro,  competitivo com o transporte aéreo.

É por  isso que,
para além da já referida  pressão de certos grupos que fornecem essas  tecnologias, só existe TGV  em França ou Espanha (com pequenas extensões a  países vizinhos).


É por razões  de sensatez que não o encontramos

·         na  Noruega,
·         na Suécia,
·         na  Holanda
·         e em muitos outros países  ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao  'Alfa' Lisboa-Porto
à  custa de um investimento de cerca de  7,5 mil milhõesde  euros não trará  qualquer benefício à economia do País.

Para além de  que,
dado ser um  projecto praticamente não financiado pela União  Europeia,ser um  presente envenenado para várias  gerações de portugueses que, com mais ou menos  engenharia financeira, o vão ter de pagar.


Com 7,5 mil  milhões de euros podem construir-se:


- 1000 (mil)  Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo  mundo que  substituamas mais  de cinco mil obsoletas e  subdimensionadas existentes  (a 2,5 milhões de  euros cada  uma);
- mais 1.000  (mil) creches (a 1 milhão de  euros cada uma);
- mais 1.000  (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de  euros cada um).

E  ainda
sobrariam  cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em  muitas  outras carências como, por  exemplo, na urgente reabilitação de toda  a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo  reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.

Cabe-lhe a  si participar

         Se concordar, reencaminhe esta  mensagem! 

 

 

 

 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário