Outras páginas.

sábado, 30 de maio de 2009

A GRIPE DOS PORCOS E A MENTIRA DOS HOMENS!

O governo do México e a agroindústria procuram desmentir o óbvio: a gripe que assusta o mundo se iniciou em La Glória, distrito de Perote, a 10 quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária de poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods. La Glória é uma das mais pobres povoações do país. O primeiro a contrair a enfermidade (o paciente zero, de acordo com a linguagem médica) foi o menino Edgar Hernández, de 4 anos, que conseguiu sobreviver depois de medicado. Provavelmente seu organismo tenha servido de plataforma para a combinação genética que tornaria o vírus mais poderoso. Uma gripe estranha já havia sido constatada em La Glória, em dezembro do ano passado e, em março, passou a disseminar-se rapidamente.

Os moradores de La Glória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de La Glória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos. A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, Bertha Crisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreia na comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país. É o drama dos países dominados pelo neoliberalismo: sempre aceitam a podridão que mata.

O episódio conduz a algumas reflexões sobre o sistema agroindustrial moderno. Como a finalidade das empresas é o lucro, todas as suas operações, incluídas as de natureza política, se subordinam a essa razão. A concentração da indústria de alimentos, com a criação e o abate de animais em grande escala, mesmo quando acompanhada de todos os cuidados, é ameaça permanente aos trabalhadores e aos vizinhos. A criação em pequena escala – no nível da exploração familiar – tem, entre outras vantagens, a de limitar os possíveis casos de enfermidade, com a eliminação imediata do foco.

Os animais são alimentados com rações que levam 17% de farinha de peixe, conforme a Organic Consumers Association, dos Estados Unidos, embora os porcos não comam peixe na natureza. De acordo com outras fontes, os animais são vacinados, tratados preventivamente com antibióticos e antivirais, submetidos a hormônios e mutações genéticas, o que também explica sua resistência a alguns agentes infecciosos. Assim sendo, tornam-se hospedeiros que podem transmitir os vírus aos seres humanos, como ocorreu no México, segundo supõem as autoridades sanitárias.

As Granjas Carroll – como ocorre em outras latitudes e com empresas de todos os tipos – mantêm uma fundação social na região, em que aplicam parcela ínfima de seus lucros. É o imposto da hipocrisia. Assim, esses capitalistas engambelam a opinião pública e neutralizam a oposição da comunidade. A ação social deve ser do Estado, custeada com os recursos tributários justos. O que tem ocorrido é o contrário disso: os estados subsidiam grandes empresas, e estas atribuem migalhas à mal chamada "ação social". Quando acusadas de violar as leis, as empresas se justificam – como ocorre, no Brasil, com a Daslu – argumentando que custeiam os estudos de uma dezena de crianças, distribuem uma centena de cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei nas vizinhanças.

O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de La Glória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS. (01 de Maio de 2009 -Mauro Santayana)

artigo em scienceclub-brasil

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Scioli acusa por el ataque que sufrió a la Sociedad Rural

El mandatario provincial aseguró que "la mayoría de la gente quiere vivir en paz y que sigamos adelante con la gestión. Hay que desenmascarar a los que empezaron con estos métodos. Está a la vista, no es un hecho aislado".

 

Sicilia, rivoluzione nel governo Entra solo metà Pdl, Cuffaro fuori

Il governatore sta per annunciare la nuova compagine: due magistrati
l'imprenditore di riferimento nella battaglia antipizzo, assessori ribelli del centrodestra
Sicilia, rivoluzione nel governo Entra solo metà Pdl, Cuffaro fuori
E i vertici del Pdl ora chiedono a Lombardo un incontro dopo le europee
e lo invitano ad evitare "eccessi e furbizie" nel definire la nuova Giunta regionale
di ENRICO DEL MERCATO

 

Vladimir Putin: Journalist/Columnist

Russian PM Vladimir Putin has tried his hand at writing. For the first time in his career, the politician wrote a column for Russia's media. According to Ria Novosti news agency, Putin's essay, entitled "Why is it hard to fire a person?", is set to come out on May 29 in the magazine "Russian Pioneer" in which Putin shares his experience on the matter.  

 

John F. Kennedy, 1960

Yousuf Karsh (Canadian, born Armenia, 1908–2002)
John F. Kennedy, 1960
Gelatin silver print; 13 7/16 x 10 11/16 in. (34.2 x 27.2 cm)
The Metropolitan Museum of Art, New York, Gift of Harry Kahn, 1986 (1986.1098.60)
© Yousuf Karsh

 

Produção industrial cai 9,9% em Abril

Face a Março, o índice recuou 6,3%

 

Hotéis pagam mesada de 70 euros a crianças

Voucher é creditado na conta dos pais e pode ser utilizado no hotel


 

Robô que recolhe lixo

O protótipo, desenvolvido por uma universidade na Itália, pode carregar 40 kg de lixo.

 

Nietzsche e o Futurismo Italiano

Paula Ignacio

O Movimento Modernista Futurista deu-se no início do séc. XX, durante o chamado período “entre guerras”. Nessa época, a civilização ocidental passava por um constante crescimento industrial, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. A Itália avançava a passos curtos, pois passava por um momento delicado, não havia emprego para todos, e a população vivia a ignorância de massa.

Alguns artistas abastados da burguesia italiana, que tinham acesso a culturas de outros países, como a França, por exemplo, que era a capital cultural ocidental, desejaram o avanço económico, industrial e cultural para seu país também. O poeta e escritor Filippo Tommaso Marinetti decidiu então publicar num jornal em Paris um manifesto de fundação do futurismo italiano. O Manifesto foi publicado em 1909, no jornal de grande circulação Fígaro.

É um manifesto curto, mas contém 11 pontos cruciais para a implementação do futurismo como necessário a uma nova arte italiana.

A Itália, principalmente depois do renascimento, sempre foi um país reconhecido por preservar sua cultura, e principalmente, sua “grande arte”. O Futurismo veio para propor uma nova arte, aliada à nova situação económica, a uma nova maneira de ser, agir, ver, no início do fervor do capitalismo no mundo.

O Futurismo era o movimento dos homens de um novo tempo, de uma vida industrializada, mecanizada, uma vida do homem que corria contra o tempo, do homem que agora agia sobre a natureza e a conseguia controlar através da máquina.

 

Alexandra: Na reunião do Conselho Superior da Magistratura, não se pode pedir a exterminação do juiz Gouveia de Barros?

As declarações do juiz Gouveia de Barros, acerca da sentença que proferiu de entregar a menina russa à mãe biológica, vão ser analisadas na próxima terça-feira pelo Conselho Superior da Magistratura. Em causa está uma possível punição ao juiz pelas suas declarações aos jornalistas. O Juiz fez um mea culpa sobre o seu acto, fica-lhe bem! Mas não resolve nada, pelos motivos que toda a “justiça” sabe, apenas mostra que pode ser “humano” com alguma sensibilidade, embora tardia! A corporação a que pertence é que ficou preocupada,  porque são demiurgos e não estão para mostrar fraquezas… é curioso, e talvez natural, vindo de uma das classes mais mal vistas, pela sociedade, porque liberta criminosos contumazes, que não condena, etc. E sabe-se lá se alguns o quanto se devem comprazer em por “cá fora” alguns criminosos, de modo a continuarem a onda de apreensão que atravessa a sociedade portuguesa, e assim tentarem passar para a opinião publica que as leis são mal feitas...

Senhores juízes da corporação, sugiro que o condenem, irradiem, e nos Vossos estatutos não está previsto a exterminação, deste tipo de “criminosos”, que se aproveitam da V. ordem, que foram acolhidos, depois de passarem por tanto?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Poema

Para conquistar as tormentas
seria capaz de muito
até de sofrer.
Mas para me perder no vento dos teus lábios
que faria eu, senhor!

Cruzar oceanos, caminhar montes e vales
derrubar as árvores mais fortes.
Tudo seria pouco.
Qualquer proeza é mesquinha
face à luz que ferve nos teus olhos.

Meu deus, faz-me uma montanha tão alta
que lhe alcance o coração

Soneto

do Abade de Jazente

Cagando estava a dama mais formosa,
E nunca se viu cu de tanta alvura;
Mas ver cagar, contudo a formosura
Mete nojo à vontade mais gulosa!

Ela a massa expulsou fedentinosa
Com algum custo, porque estava dura:
Uma carta de amores de alimpadura
Serviu àquela parte mal cheirosa:

Ora mandem à moça mais bonita
Um escrito de amor que, lisonjeiro,
Afetos move, corações incita:

Para o ir servir de reposteiro
À porta onde o fedor e a trampa habita,
Do sombrio palácio do alcatreiro!

Soneto II
Piolhos cria o cabelo mais dourado;
branca remela o olho mais vistoso;
pelo nariz do rosto mais formoso
o monco se divisa pendurado:

Pela boca do rosto mais corado
hálito sai, às vezes bem ascoroso;
a mais nevada mão é sempre forçoso
que de sua dona o cu tenha tocado;

Ao pé dele a melhor natura mora,
que deitando no mês podre gordura,
fétido mijo lança a qualquer hora:

Caga o cu mais alvo merda pura:
pois se é isto o que tanto se namora,
em ti mijo, em ti cago, oh formosura!

Ada Ciocci

Acalanto

Vai amado.
Busca por onde quiseres,
com quem quiseres,
como quiseres,
o prazer.
Até mesmo,
aquele prazer que um dia alguém apelidou de amor.
E,
se por acaso te cansares
e,
do compromisso que um dia nos uniu te lembrares,
se desejares,
volta.
Serei a que conforta.
Não saberás da dor,
da saudade,
das lágrimas sentidas que tua ausência causou.

Passatempo

http://axefeather.com/index_pop.aspx?referred=&country=uk

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Paquistão permitirá que líder de oposição concorra em eleição

Suprema Corte revogou decisão que havia tornado ex-premiê Nawaz Sharif inelegível.

 

Casal britânico completa 81 anos de casamento

Frank, 101, e Anita Milford, 100, se casaram em maio de 1928 e, em fevereiro, serão casal britânico casado há mais tempo.

 

Chavez anuncia programa 'Alô, Presidente' com 4 dias de duração

O exemplo que Sócrates adoraria! Líder venezuelano quer bater recorde de duração no 10º aniversário do programa.

 

Buenos Aires contrata ex-prostitutas para combater prostituição infantil

Exemplo a seguir por estas bandas… Projecto já conseguiu retirar 110 crianças das ruas e prevê a contratação de mais prostitutas e travestis.

 

Empresários argentinos querem revisão da entrada da Venezuela no Mercosul

Anuncio da nacionalização de três empresas do grupo argentino Techint preocupou industriais.

 

John Philip Sousa or João Filipe Sousa?

 

Celebrating 150 years of one of the world's greatest marching band composers, born in Portuguese father and a German mother.

«Oliveira e Costa diz que Dias Loureiro mentiu» ?

«Optou lavar as mãos como Pilatos», disse Oliveira e Costa sobre Miguel Cadilhe, Eu recordo a quem não se lembra que Cadilhe para mudar a mobília teve que utilizar os serviços do Estado, por ser um "miserável", vários anos depois leva 10 milhões de euros, por ter trabalhado quatro meses !?!?!?

 

Dias Loureiro está sob investigação

Encaixam nos factos que já estavam a ser investigados nos últimos dois meses

 

Terreiro do Paço

Lisboa, Remodelação do Terreiro do Paço não convence arquitectos

"Punheta de Bacalhau" vai ter Confraria

É prato obrigatório em muitas tascas do país e quem o aprecia achou que já era tempo de lhe dar valor. A nova Confraria da Punheta de Bacalhau pretende promover esta iguaria que, ao contrário de outras receitas como a do pastel de nata, é algo que "pertence ao povo, como prato gastronómico" tradicional, defendem os seus promotores. E o que vem a ser a "Punheta de Bacalhau"?

Mensagem de felicitações do Presidente da República para o reeleito Presidente alemão Horst Köhler

O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köhler, pela sua reeleição para o cargo.

 

Presidente da República visitou a Academia Portuguesa de História

O Presidente da República visitou a Academia Portuguesa de História, tendo proferido uma intervenção.

 

I giudici: Mentana torni a "Matrix" Mediaset: faremo appello

Il giudice del Lavoro ha dichiarato illegittimo l'allontanamento e ha ordinato il reintegro alla conduzione
Il giornalista si era dimesso per il caso Englaro. La Rti condannata anche al risarcimento del danno
I giudici: Mentana torni a "Matrix" Mediaset: faremo appello

 

Camorra, arrestato Bastone reggente degli scissionisti

Tra i cento latitanti più pericolosi d'Italia, è stato preso a Mugnano di Napoli
Aveva assunto la guida del gruppo criminale dopo la cattura di Raffaele Amato
Camorra, arrestato Bastone reggente degli scissionisti


 

Berlusconi intervistato in tv Su Tg1 e Tg 3 spunta il simbolo del Pdl

Nelle immagini mandate in onda dai due telegiornali c'è il logo del centrodestra
Due le interviste: quella della Cnn e quella con il marchio a Videolina
Berlusconi intervistato in tv Su Tg1 e Tg 3 spunta il simbolo del Pdl

 

Why is Moscow so special?

Moscow, being the capital of one-sixth of the world with about 10 million inhabitants is supposed to be something impressive and it is. Take a look at these impressive photographs of the world's most exciting city and see for yourself.

 

DPR Korea: Bring it on!

North Korea made an official announcement of its second successful nuclear test on Monday. The North Korean News Agency reported that the underground nuclear explosion was performed within the scope of the measures to strengthen the nation's nuclear deterrent forces. The test was conducted to defend the nation's sovereignty, the state media said. South Korean and Russian authorities registered the explosion. The United States is investigating the information Pravda.Ru reports.

 

Empresas: ANJE acusa Governo de se preocupar demais em evitar mortalidade de empresas

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) acusou hoje o Governo de estar "excessivamente focado em evitar a mortalidade de algumas empresas", reclamando maior apoio à criação de novas empresas.

 

A imagem do BPN é a da máfia siciliana

O comentário do fiscalista Saldanha Sanches sobre a audição de Oliveira e Costa, hoje no Parlamento, no âmbito do Caso BPN.

 

Italy will consider taking Gitmo detainees

Italian Premier Silvio Berlusconi said Monday his country will consider accepting an unspecified number of detainees from the U.S. military detention facility at Guantanamo Bay, Cuba.

 

Ahmadinejad denies calling for Facebook ban

Iranian President Mahmoud Ahmadinejad said Monday he did not call for a ban on Facebook during the country's presidential election.

 

Shell, acusada de complicidad en el asesinato de un activista en Nigeria

La multinacional petrolera angloholandesa Shell se enfrenta a partir de hoy en Nueva York a un juicio en el que se le acusa de complicidad en la tortura y la muerte de Saro-Wiwa y otros ocho activistas medioambientales ordenadas por el gobierno nigeriano en 1995. El hijo y el hermano de Wiwa acusan a laempresa de violaciones de los derechos humanos en el delta de Nigeria, una zona especialmente rica en petróleo. La compañía lo niega.

 

Iran's president dismisses nuke negotiations

Iranian President Mahmoud Ahmadinejad on Monday ruled out nuclear negotiations with other nations, saying, "Iran's nuclear issue is over, in our opinion."

 

Halladas las cintas cuya desaparición obligó a suspender un juicio por pederastia

 

El juicio que tuvo que ser suspendido ayer a cuatro presuntos pederastas tras la desaparición de las supuestas pruebas, podrá finalmente llevarse a cabo ya que el material ha aparecido en las dependencias del decanato, según ha revelado la Cadena Ser. En cualquier caso, el ministro de Justicia, Francisco Caamaño, ha anunciado que el Consejo General del Poder Judicial (CGPJ) abrirá un expediente informativo y las diligencias que "estime oportunas" por lo ocurrido en los juzgados de Sevilla.

 

Parigi, svaligiata la casa della Bellucci

L'appartamento in cui vive con Cassel visitato dai ladri mentre i due attori erano a Cannes per il Festival

 

Obama navigates memorial controversy

President Obama called on all Americans on Monday to remember U.S. troops who died in the service of their country.

 

Sri Lanka: Those with rebels ties must give up

Sri Lanka's police chief on Tuesday urged "people who have links to terrorist activities" to surrender at the nearest police station or army camp.

 

Istat: una famiglia su 5 è in difficoltà

Il rapporto 2008: il 22% segnalano difficoltà economiche, il 6,3% non riesce ad arrivare a fine mese

 

Fiat-Opel, lanciata la volata finale Marchionne prova a convincere la Merkel

L'ad del Lingotto arrivato in cancelleria a Berlino. Incontrerà anche il vice Steinmeier

 

FW: Violence in India over guru's killing

Tensions eased in the northern Indian state of Punjab on Tuesday, following widespread violence across the region after a Sikh guru was shot to death and another was wounded at an Indian temple in Vienna, Austria.

 

'Saber-rattling' N. Korea fires short-range missiles

A South Korean official accuses North Korea of "saber-rattling" as the rogue regime fires two short-range missiles from its east coast, one day after testing a nuclear device with an explosive force equivalent to the atomic bombs dropped on Japan during World War II.

 

"Um acto de inteligência"

A editora Almedina lançou nesta sexta-feira o livro Périplo , de Miguel Portas (texto) e Camilo Azevedo (fotografias) na Casa do...

 

Miguel Portas aponta as "agendas escondidas da campanha"

Paraísos fiscais, Segurança Social e cortes no investimento público são temas que os outros partidos evitam mencionar e que o Bloco de...

 

Bolívia nega fornecimento de urânio para o Irão

Governo diz que elemento não é produzido no país; relatório israelense diz que Bolívia e Venezuela fornecem urânio para o Irã.

 

Afectado pela crise, Chávez vai ao Brasil discutir crédito e Mercosul

Relação da Venezuela com os Estados Unidos também deve estar na pauta do encontro com Lula.

 

Brasil é o futuro do petróleo latino-americano, diz 'Financial Times'

Para jornal, porém, problemas do México e da Venezuela devem servir de advertência ao país.

 

Polícia prende 'Fritzl' chileno

Suspeito teria abusado de filha desde os oito anos de idade, e teria tido quatro filhas com ela.

 

Abandoned Farm in the Dustbowl, Coldwater District, near Dalhart, Texas, June, 1938, printed ca. 1972

Dorothea Lange (American, 1895–1965)
Abandoned Farm in the Dustbowl, Coldwater District, near Dalhart, Texas, June, 1938, printed ca. 1972
Gelatin silver print
The Metropolitan Museum of Art, New York, Gift of Phyllis D. Massar, 1972 (1972.737.11)
Information about more than 120,000 works of art is available in The Metropolitan Museum of Art's Collection Database.

 

Petrolíferas não querem falar de preços

Relatório da Concorrência aconselha empresas a não comunicarem intenções de alterar preços!
Isto não é um caso para a Polícia?

 

BPP promete encontrar solução a curto prazo

Como já foi adiado por três vezes… A Instituição financeira apela à serenidade para que autoridades possam solucionar problema

 

Preços do petróleo iniciam sessão em queda

Mercado acredita que a OPEP vai manter actuais níveis de produção

 

Euro desliza pela 1ª vez em sete dias face ao dólar

 

Dívidas das maiores instituições alemãs poderão aumentar

 

Declarações de Belmiro de Azevedo, acerca dos trabalhadores.

Estas foram as declarações de Belmiro de Azevedo:
«Numa altura em que há falta de emprego, as pessoas ainda têm uma exigência estranha. Quando há tanta gente a querer qualquer emprego, as pessoas não querem trabalhar ao sábado, não aceitam o princípio do número de horas anual. E depois não é como decidir este tipo de questões em Portugal. Porque se a administração da Volkswagen decidir fechar, fecha amanhã e depois logo se vê»
A minha resposta é simples, para alem de ser trabalhador também sou consumidor e como sou livre de consumir o que me apetecer, sempre que me for possível vou boicotar tudo o que seja Sonae.
Se sentes o mesmo que eu reenvia esta mensagem para outra pessoa que trabalhe! na AutoEuropa (ou não)

Justiça em Portugal. Em como a PSP demorou só 8 dias a resolver o meu caso, arquivando-o!

 

Quem diz que a justiça portuguesa não funciona, está mal informado, pois conto um facto que me aconteceu:

-Assaltaram o meu carro, partindo o vidro lateral do carro, e abrindo a porta (tem alarme o carro, mas nem isso o(s) demoveu) roubaram-me tudo o que lá tinha, desde rádio, maquina fotográfica, documentos do próprio veiculo, GPS, etc. … tive um prejuízo elevado bem como o aborrecimento de mandar colocar um vidro novo, mais dinheiro e tempo perdido.

- no dia 21 de Março, à noite fui à PSP, dar conta do ocorrido e, lá passei uma hora com, o policia de serviço a questionar-me sobre tudo e mais alguma coisa. Desde provar que era eu o proprietário, lesado, a outras perguntas que só a policia saberá para que servem. Mas, como eu entendo que devo apresentar queixa, pois sou um cidadão que paga impostos, trabalho, não tenho que sustentar indigentes, ladrões e outros que cuja contribuição para a sociedade é apenas lesar o próximo, devo denunciar. Portanto, também temos que ter a participação policial para efeitos de seguros, não que eu tenha seguro contra vandalismo, mas é assim.

- no dia 15 de Abril recebo uma carta do comando da PSP, com despacho do dia 30 de Março, informando-me que como nada tinham descoberto o caso era encerrado!?

Portanto, num espaço de 8 dias !!! fizeram a investigação toda e o comando despachou o assunto! Só demorou foi muitos dias no correio, mas isso é um problema dos CTT. Pois 15 dias para me chegar à mão é motivo para outro artigo. Este já não abonatório…

 

Frases

"A pobreza dos debates, a inconsistência das propostas, o cansaço dos eleitores não são elementos novos que decorrem do período eleitoral: são, antes de mais, o espelho de uma forma de fazer política que se cristalizou entre nós.

Constança Cunha e Sá, jornalista, "Correio da Manhã", 26-05-2009

 

Frases

"Enquanto a crise não forçar o aparecimento de um novo paradigma político, económico e social europeu, não me parece que a crise possa ser vencida."

Mário Soares, "Diário de Notícias", 26-5-2009

 

Código de conduta para a banca obriga gestores a pagarem impostos "adequados", mas no Reino Unido!

O Governo britânico deverá incluir no novo código de conduta fiscal para a banca uma norma que visa assegurar que os quadros de topo do sector pagam o "montante adequado de impostos", noticia o diário The Guardian.
A ideia está a ser analisada pelo Tesouro e será aplicada a todas as instituições que subscreverem o documento.
O código de conduta, de adesão voluntária, mas com presença quase certa do Royal Bank of Scotland e do Lloyds devido à forte participação de capital público, deveria acompanhar o Orçamento de Estado, mas já não deverá ser publicado antes das eleições europeias.
O grande objectivo do novo código, segundo dizia Alistair Darling, ministro das Finanças, em Março passado, é que os bancos cumpram também com o “espírito” e não apenas com a letra da lei – uma exigência que alguns fiscalistas consideram de difícil concretização, acrescenta o mesmo diário britânico.
Na prática, o Governo de Gordon Brown tenta impedir que se mantenham os esquemas complexos utilizados pela banca para evitar os impostos tanto para ela própria como para os seus clientes.
O novo código restringe as operações de financiamento que tenham razões fiscais e obriga a que os bancos aderentes saiam dos paraísos fiscais. Diz o jornal que esta é uma exigência que só funcionará se todos os bancos, incluindo subsidiárias e agências no exterior concordarem em assinar o documento.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

International Newsletter


 SPIEGEL ONLINE
INTERNATIONAL NEWSLETTER 
 
Compiled on May 25, 2009, 06:20 PM CET
 
BREAKTHROUGH IN TRIBUNAL INVESTIGATION

New Evidence Points to Hezbollah in Hariri Murder

The United Nations special tribunal investigating the murder of former Lebanese Prime Minister Rafik al-Hariri has reached surprising new conclusions -- and it is keeping them secret. According to information obtained by SPIEGEL, investigators now believe Hezbollah was behind the Hariri murder.

EUROPE CHAT

European Parliament President Hans- Gert Pöttering Answers Your Questions

What Europe do you want? On Tuesday, May 26, at 9:45 a.m., CEST, SPIEGEL ONLINE, NRC Handelsblad and Politiken will host an online town hall meeting with Hans-Gert Pöttering, president of the European Parliament. He will be answering readers' questions sent in by e-mail or submitted during the live chat.

MAGNA'S RISKY PLAN

What Opel's Suitors Really Want

The future of troubled carmaker Opel has become a key political issue in Germany as election campaigning begins. Many politicians favor a proposal by the Austrian-Canadian auto parts supplier Magna, but the plan involves massive risks.

SPIEGEL INTERVIEW WITH FIAT CEO SERGIO MARCHIONNE

'If Opel Doesn't Want Us, I Won't Get Depressed'

Fiat CEO Sergio Marchionne talks to SPIEGEL about his plans to take over troubled German carmaker Opel, the difficulties of striking deals during a German election campaign and why he sometimes needs to drive a Ferrari very, very fast.

PORSCHE'S PLIGHT

German Carmaker Narrowly Averts Bankruptcy

Luxury carmaker Porsche came very close to bankruptcy in March. Only a dramatic rescue operation saved the company, but it's still on the skids. Over the coming weeks, the sports car manufacturer -- which is up to its hubcaps in debt -- could find itself in an increasingly difficult financial situation if it doesn't swiftly merge with Volkswagen.

PUNJAB PROTESTS

Austria's Deadly Sikh Clash Sparks Unrest in India

A deadly attack on two preachers in a Sikh temple in Austria has sparked unrest in India. The guru Sant Rama Nand fell victim to assailants wielding a gun and knives. Police have imposed a curfew in the city of Jalandhar after overnight violence.

NORTH KOREA NUCLEAR TEST

Kim Jong Il Has Bombs for Barack

Is Pyongyang's bomb test on Monday an attempt at political extortion? North Korea is looking for diplomatic recognition through its atomic weapons program, especially from Obama's government. Kim Jong Il just wants a little respect -- and a meeting with Hillary Clinton.

BLOW BACK

Cocaine Traces Found in Red Bull Cola

Traces of cocaine found in a Red Bull soft drink may lead to the beverage's ban in Germany, although not necessarily for health reasons. The miniscule amounts of the drug wreak havoc with German food law.

FIGHT AGAINST PIRACY

Germany Doubtful of French Plan to Train Somali Troops

As pirates off Somalia continue to hijack ships, take hostages and collect massive ransoms, governments are scrambling to find a way to fight back. France has proposed training Somali troops, but Germany doubts that the soldiers' loyalty can be guaranteed.

BARE CHESTED IN THE BARNYARD

Erotic Farm Calendar, too Big for Switzerland

Farm girls in Switzerland have long been baring their bodices for an annual erotic calendar. They have recently been joined by their farm boy counterparts. Now, the publisher behind the project is looking to expand abroad.

INTERVIEW WITH PEACE NEGOTIATOR ERIK SOLHEIM

Sri Lanka's Government 'Must Show It Can Also Win the Peace'

For many years, Erik Solheim was the chief negotiator between the Tamil Tigers (LTTE) and the Sri Lankan government. In an interview with SPIEGEL, the Norwegian diplomat speaks about the end of more than 30 years of civil war and the uncertain fate of the war's victims and losers.

THE WORLD FROM BERLIN

President Köhler 'Makes People Feel Good'

German President Horst Köhler has been re-elected to a second term. The genial incumbent's victory is also a win for Chancellor Angela Merkel's Christian Democrats, for whom the vote may signal a way out of their coalition with the Social Democrats.

www.spiegel.de/international



My DIA Notifications

 
HOME |  MUSEUM INFO |  CALENDAR |  ART |  MEMBERSHIP |  GIVING |  MY DIA
My DIA Notifications

Exhibition
American Chronicles: The Art of Norman Rockwell
March 8 - May 31, 2009

One of America's most enduring artists comes to the DIA in spring of 2009. From idyllic childhood scenes to commentaries on the post-war era and segregation, many paintings in Rockwell's six-decades of work have become icons of America. This wonderful exhibition features every Saturday Evening Post cover and a large number of Rockwell's exquisitely detailed paintings. Whether you're taking a look back or discovering him for the first time this is a must-see exhibition.

Click here to visit the special exhibition site.

Image caption: Triple Self-Portrait, Norman Rockwell. 1960. Oil on canvas, 44 ½ x 34 ¾". Cover illustration for The Saturday Evening Post, February 13, 1960. From the permanent collection of Norman Rockwell Museum. ©1960 SEPS: Licensed by Curtis Publishing, Indianapolis, IN.

 

American Chronicles has been organized by the Norman Rockwell Museum in Stockbridge, Massachusetts. 

In Detroit, support has been provided by the Michigan Council for Arts and Cultural Affairs and the City of Detroit.

Additional support has been provided by a grant from the National Endowment for the Arts, American Masterpieces Program. 

Publication support has been provided by the Henry Luce Foundation

Media sponsorship has been provided by the Curtis Publishing Company and by the Norman Rockwell Estate Licensing Company.

Conservation support has been provided by the Stockman Family Foundation

March 6 - Music: Libby York

March 6 & March 7 - Member Lecture: Norman Rockwell: American Chronicler

March 8 - Public Lecture: Norman Rockwell: American Chronicler

March 13 - Music: The Trachtenberg Family Slideshow Players

March 15 & March 22 - Storytelling: American Family with Judy Sima

March 21 & March 28 - Artist Demonstration: Rockwell's Freedom from Want (Patrick Wise)

April 4 & April 11 - Artist Demonstration: Rockwell's Freedom of Worship (Sabrina Nelson)

April 5 & April 12 - Storytelling: American Family with Corrine Stavish

April 25 & May 2 - Artist Demonstration: Rockwell's Freedom of Speech (Bill Murcko)

May 3 & May 10 - Storytelling: American Family with Tonya Dallas

May 9 & May 16 - Artist Demonstration: Rockwell's Freedom from Fear (Senghor Reid)

May 17 & May 24 - Storytelling: American Family with Yvonne Healy

May 22 - Music: Phil Kline's Zippo Songs: Poems from The Front

May 29 - Music: Sara Lee Guthrie, Johnny Irion, and Robert Jones


 
Exhibition
Seventy-second Annual Student Exhibition
April 26 - May 31, 2009 Walter Gibbs Learning Center

The Annual Detroit Public Schools Student Exhibition returns to the DIA after years in exile to inaugurate the Walter Gibbs Learning Center in the Wayne and Joan Webber Education Wing. The seventy-second such show features the works of young artists, from kindergarten to twelfth grade, in a range of mediums, including drawing, ceramics, collage, and jewelry, among others. A panel of three judges selected the works to be exhibited from the hundreds submitted for consideration. While the museum was undergoing years of renovation and construction, the show was held in the main Detroit Public Library, across Woodward Avenue from the DIA.

This year, student art works can be viewed on the online photo-sharing site Flickr.com.

 

 

 

O Benfica não tem emenda.

Concordo inteiramente com o Quique Flores, não porque o considere especial ou que tenha feito algum trabalho de génio, mas com um simples facto: O Benfica tem de pagar as asneiras que regularmente faz. Como é possivel que um clube tenha um treinador novo todos os anos, e uma equipa nova,  e depois queira ser campeã, como se isso fosse trabalho de um ano?

Quique Flores está a negociar a desvinculação com o Benfica, processo que não se encontra finalizado, dado que o espanhol não abdica da quantia a que teria direito caso cumprisse integralmente o contrato - 2,2 milhões de euros, verba que ascende aos 3,5 milhões quando contabilizada a indemnização a pagar aos restantes elementos da equipa técnica.

Pouco tempo depois de ter terminado o dérbi com o Belenenses, o treinador espanhol reuniu-se com Rui Costa, num encontro que se prolongou pela madrugada dentro e envolveu também os adjuntos por ele trazidos no início da temporada. Quique Flores ficou, então, a saber oficialmente que o Benfica não contava com ele para a próxima época, algo que, todavia, já lhe havia chegado há muito aos ouvidos de forma oficiosa... por intermédio do que ia lendo diariamente nos jornais.

O treinador madrileno, de 44 anos, não deixou de se mostrar melindrado e até magoado pela forma como Filipe Vieira e Rui Costa conduziram todo o processo, sublinhando ter ficado a saber do destino que lhe fora traçado através das parangonas da imprensa, a qual avançara mesmo com o nome do sucessor - Jorge Jesus. Quique Flores não contava ser alvo de tamanha desconsideração, mais a mais devido à relação de proximidade que o próprio sempre pensou ter com os mais altos responsáveis da SAD dos encarnados.

 

Portugueses...

PORTUGUESES ... SERÃO MESMO COMO OS OUTROS  ?!! ...  ( E  PODERIA
MENCIONAR OUTROS!!!!) NA DEVIDA ALTURA, LÁ ESTARÃO, SEMPRE, OS
MESMOS(O TIPO DE GENTE QUE VOTA)!!!!

Um amigo meu comprou um frigorífico novo e, para se livrar do velho,
colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso : "Grátis e a
funcionar. Se quiser, pode levar".
O frigorífico ficou três dias no passeio, sem receber um olhar dos
passantes. Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na
oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso :
"Frigorífico à venda por 50,00"
No dia seguinte, tinha sido roubado !

Cuidado ! Este tipo de gente vota !
_____________________________________

Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente
imobiliária para que lado era o Norte, porque não queria que o sol o
acordasse todas as manhãs.
A agente perguntou: "O sol nasce no Norte ?"
Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí
o nome) e que há muito tempo que isso acontece, ela disse: "Eu não
estou actualizada a respeito destes assuntos".

Ela também vota !
____________________________________________
Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta
Delgada - Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que
perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto. Eu
respondi : "O número que o senhor discou está disponível 24 horas por
dia, 7 dias por semana."
Ele então perguntou : "Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta
Delgada ?"
Para acabar logo com o assunto, respondi : "Horário do Brasil."

Ele vota !
____________________________________
Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando
ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das
queimaduras de sol com que tinha ficado, por ter ido de carro para o
litoral.
Estava num descapotável, por isso, "não pensou que ficasse queimada,
pois o carro estava em movimento."
Ela também vota !
_____________________________________
A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o
cinto de segurança, no caso de ficar presa nele. Mas guarda a
ferramenta no porta-bagagens !
A minha cunhada também vota !
_____________________________________
Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as
grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2
grades.
O caixa multiplicou 10% por 2 e fez-nos um desconto de 20% ...

 Ele também vota !
_______________________________________
Saí com um amigo e vimos uma rapariga com uma argola no nariz, ligada
a um brinco por meio de uma corrente. O meu amigo disse : "Será que a
corrente não dá um puxão no nariz, cada vez que ela vira a cabeça ?"
Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma
distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não.

O meu amigo também vota !
________________________________________

 Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de
recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse
à funcionária que as minhas malas não tinham aparecido.
Ela sorriu e disse-me para não me preocupar, porque ela era uma
profissional treinada e eu estava em boas mãos. "Agora diga-me uma
coisa, perguntou ela ... o seu avião já chegou ?"

Ela também vota !
_______________________________________
Numa pizzaria, quando estava à espera de ser atendido, vi um homem a
pedir uma pizza para levar para casa. Estava sozinho, e o empregado
perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em
6.
Ele pensou algum tempo, e respondeu : "Corte em 4 pedaços; acho que
não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços."

Isso mesmo, ele também vota !
___________________________________

.. Agora já sabem QUEM elege os políticos !...

O meu nome é ''Sara"

Este anúncio foi premiado internacionalmente, mas não passou na nossa
televisão, em Portugal. Porque será?
Recordo o poema da criança de 3 anos, 'Meu nome é Sara'

O meu nome é ''Sara''
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor,
Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar,
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis
palavras...
'Eu lamento muito!', eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais,
'Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!'
E finalmente ele pára, e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.
O meu nome é 'Sara'
Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai *matou-me*..
Existem milhões de crianças que assim como a 'Sara' são mortos. E tu podes
ajudá-los.
Fico desiludido até ao mais profundo de mim se tu leres isto e não o fizeres
passar, eu rezo por ti, porque tu deves ser uma pessoa sem coração por não
seres afectada(o) por este e-mail.
E se porque tu ficaste sensibilizada(o), faz qualquer coisa!!
Tudo o que eu te peço, é de enviar isto e de reconheceres que estas coisas
acontecem, e que pessoas como o pai da 'Sara' vivem na nossa sociedade.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Escolas: Obras de requalificação previstas para este ano adjudicadas até final de Junho - ministra

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou hoje que até ao final de Junho deverão estar adjudicadas as 75 obras de requalificação de escolas secundárias previstas para este ano.

 

CPLP: Angola (2010) e Guiné-Bissau (2011) recebem os próximos exercícios militares "Felino"

Cidade da Praia, 22 Mai (Lusa) - Os exercícios militares conjuntos das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conhecidos por "Felino", vão decorrer em Angola em 2010 e na Guiné-Bissau, no ano seguinte.

 

Crise mundial: as garantias de direitos sociais e o capitalismo

Nos últimos meses, grandes custos sociais arcados pelos trabalhadores, alvos de demissões em massa e da flexibilização dos direitos trabalhistas, são justificados para sanar a perda de lucro e do poder concorrencial de empresas. É justo a sociedade pagar a conta para salvar o sistema?

Muito se tem dito sobre a crise econômica e suas possíveis repercussões na realidade social brasileira. À esta altura, uma abordagem crítica mais contundente é necessária por causa da constatação de que muitos se valem da crise como mero argumento para continuar jogando o jogo da vantagem a qualquer custo, desvinculando-se de qualquer projeto de sociedade mais democrática.

Para iniciar essa análise, devemos lembrar que a crise é nossa velha conhecida. Ela esteve presente em quase todos os momentos de nossa história. Em termos de relações de trabalho, o argumento da "crise econômica", como forma de justificar uma reiterada reivindicação de redução das garantias jurídicas de natureza social (direitos trabalhistas e previdenciários), acompanha o debate trabalhista desde sempre. Se alguém disser que "agora, no entanto, é pra valer", deve assumir que antes era tudo uma grande mentira... E, se assim for dito, que força moral se terá para fazer acreditar no argumento da crise atual?

Não se pode olvidar também que, mesmo quando o Brasil vivenciou, de 1964 a 1973, o que se convencionou chamar de "milagre brasileiro", o crescimento econômico foi obtido às custas do empobrecimento da maioria da população, já que uma de suas características era a concentração de renda. Em 1970, os 50% mais pobres da população ficavam com apenas 13,1% da renda total e os mais ricos (1% da população) embolsavam 17,8%" [1].

No começo da presente crise pouco se falou na relevância da diminuição do valor do trabalho. A partir de outubro de 2008, iniciou-se um movimento organizado para requerer uma flexibilização das leis trabalhistas do país como forma de combater a crise financeira. Empresas começaram a anunciar dispensas coletivas de trabalhadores, criando um clima de pânico para, em seguida, pressionar sindicatos a cederem quanto às suas reivindicações e buscar junto ao governo a concessão de benefícios fiscais.

Entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009, as vendas do varejo nacional acumularam alta de 8,7%.

Essa corrida que passa por cima dos direitos trabalhistas é totalmente injustificável por, pelo menos, três motivos.

Primeiro, porque o custo do trabalho não está na origem da crise econômica como atestam as últimas análises. Nada autoriza a dizer que a sua redução seja fator determinante para que a crise seja suplantada.

Segundo, porque já se pode verificar o quanto se apresentou precipitada e oportunista tal atitude. Em fevereiro de 2009, um aumento do nível de emprego formal foi registrado sobretudo nos setores de serviços, construção civil, agricultura e administração pública [2]. A própria Companhia Vale do Rio Doce iniciou esse movimento irresponsável, quando anunciou dispensas coletivas de trabalhadores. No entanto, no quarto trimestre de 2008 obteve um lucro líquido de R$10,449 bilhões, que representa um aumento de 136,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro líquido foi de R$ 4,411 bilhões. A Bovespa, em março, acusou alta de 11% [3]. Em maio, já apresenta alta acumulada de 36,87% desde o início de 2009 [4]. A venda de automóveis, em razão da redução do IPI, sofreu um aumento de 11% [5]. As vendas do comércio varejista subiram 1,4% em janeiro com relação a dezembro do ano passado, segundo noticiou o IBGE. Entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009, as vendas do varejo nacional acumularam alta de 8,7%. A Embraer dispensou 4,2 mil empregados. Ela é investigada pelo Ministério do Trabalho acusada de ter fornecido bônus de R$50 milhões a 12 diretores e de ter efetuado a contratação de 200 empregados terceirizados. Os fatos são negados pela empresa. O incontestável é que ela encerrou o primeiro trimestre de 2009 com lucro líquido de R$ 38,3 milhões e receita líquida de R$ 2,667 bilhões [6].

A forma oportunista como algumas empresas se posicionam diante da crise atual, desconsiderando o interesse de toda a comunidade, deve ser questionada

Em terceiro lugar, mesmo que a crise fosse o que se apresentava, é grave a ausência de uma compreensão histórica revelada pelo desprezo aos direitos trabalhistas. Ora, os argumentos de dificuldade econômica das empresas foram uma constante no período de formação da Revolução Industrial e se reproduziram por mais de cem anos até que, em 1914, sem qualquer possibilidade concreta de elaboração de um novo arranjo social, o mundo capitalista entrou em colapso.

À época, eram feitas alegações de que as empresas seriam obrigadas a fechar se fossem obrigadas a dar aumento de salário ou estabelecer melhores condições aos trabalhadores e de que seria melhor um trabalho qualquer a nenhum. Dizia-se ainda que seria preciso primeiro propiciar o sucesso econômico das empresas de forma sólida para somente depois pensar em uma possível e progressiva distribuição da riqueza produzida e que a livre iniciativa não poderia ser obstada pela interferência do Estado. Acreditava-se também que era mais saudável para as crianças de cinco a dez anos se dedicarem à disciplina do trabalho durante oito ou mais horas por dia do que ficarem nas ruas desocupadas.

Ao final da Primeira Guerra Mundial, em 1919, com a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), reconheceu-se que "havendo condições de trabalho que impliquem para um grande número de pessoas a injustiça, a miséria e privações, gera um tal descontentamento que a paz e harmonia universal são postas em perigo..." [7]. A organização ainda enfatiza que "uma paz universal e durável só pode ser fundada sobre a base da justiça social".

A forma oportunista como algumas empresas se posicionam diante da crise atual, desconsiderando o interesse de toda a comunidade, acuando sindicatos a fim de auferir a redução de direitos trabalhistas e pressionando o Estado para recebimento de incentivos fiscais, deve ser questionada, porque abala consideravelmente a crença na formação de uma sociedade capitalista desenvolvida a partir de um pacto de solidariedade.

Ora, muitas empresas "modernas" falam de sua responsabilidade social, do seu dever de cuidar do meio ambiente, de ajudar pobres e necessitados, mas quando se veem diante de uma possível redução de seus lucros, não têm o menor escrúpulo de defender abertamente o seu direito de conduzir trabalhadores ao desemprego sem lhes apresentar uma justifica plausível.

Num contexto internacional, cumpre denunciar a postura de algumas multinacionais que pregam aos países "periféricos" um código de conduta, baseado na precarização das condições de trabalho para favorecer a manutenção dos ganhos que direcionam para o financiamento dos custos sociais em seus países de origem. Esse mecanismo é fator decisivo para eliminar qualquer espírito de solidariedade proletária em nível internacional.

O debate deve extrapolar o conflito entre trabalhadores e empresa e atingir o espectro mais amplo do arranjo socioeconômico.

É hora de tirar as máscaras, de se apresentarem os fatos como eles são, pois, do contrário, continuaremos sendo ludibriados por debates propositalmente pautados fora da discussão necessária, que nos leva à seguinte questão: O capitalismo tem jeito? Se a crise é do modelo capitalista não se pode deixá-lo fora da discussão.

O capitalismo se baseia na concorrência. Se o primeiro é desregrado, consequentemente, o segundo não encontra limites. A obtenção de lucro impulsiona a ação na busca de um lucro sempre maior. Os investimentos especulativos, por trazerem lucros fáceis, são naturalmente insaciáveis.

Em um mundo marcado pelo avanço tecnológico, as repercussões especulativas e os lucros pela produção se concretizam muito rapidamente. Não há tempo para reflexão e, até mesmo, para elaborar projetos a longo prazo. Assim, os riscos são potencializados e a sociedade tende ao colapso sobretudo pela perda de valores éticos e morais, afinal, não é só de sucesso econômico que se move a humanidade. É conveniente registrar que só a satisfação espiritual não basta, pois sem justiça social não há sociedade democrática.

Estas são reflexões necessárias para o presente momento. Não é mais possível apenas tentar salvar os ganhos dos trabalhadores diante das investidas de alguns segmentos empresariais. O debate deve extrapolar o conflito entre trabalhadores e empresa e atingir o espectro mais amplo do arranjo socioeconômico. Neste prisma, se os preceitos do Direito Social são entendidos como empecilhos ao desenvolvimento econômico por gerarem um custo que obsta a necessária inserção na concorrência internacional, a questão não se resolve simplesmente acatando a redução das garantias sociais.

Diante de uma constatação dessa ordem, então, será preciso reconhecer a inutilidade do Direito Social para a concretização da tarefa a que se propôs realizar, isto é, a de humanizar o capitalismo e de permitir que se produza justiça social dentro desse modelo de sociedade. Em seguida, será necessário assumir a inevitabilidade do caráter autodestrutivo do capitalismo, inviável como projeto de sociedade, uma vez que a desregulação pura e simples do mercado já deu mostras de ser incapaz de desenvolver a sociedade em bases sustentáveis. A prova disso é a própria crise econômica, realidade já vivenciada em outros países.

Duas são as alternativas que se apresentam para o momento e que devem ser tomadas com urgência:

a) ou fazer valer de forma eficaz, irredutível e inderrogável os direitos sociais, preservando a dignidade humana e, ao mesmo tempo, mantendo a esperança da efetivação de um capitalismo socialmente responsável. Isso exige uma série de medidas:

-Os trabalhadores não devem pagar a conta em tempos de crise;

-Uma "ética nos negócios" deve ser implantada, baseada no respeito à dignidade da pessoa humana, na democratização da empresa (permitindo co-gestão por parte dos trabalhadores, além de participação popular e institucional) e em uma distribuição real de lucros e na formulação de projetos a longo prazo;

-Não aceitação da terceirização de trabalhadores, que transforma pessoas em coisas de comércio;

-Não transformar homens em Pessoas Jurídicas para se servir de seus serviços pessoais de forma não-eventual;

-Não se valer de cooperativas, de contratos de estágio e de outras formas de trabalho com o objetivo de fraudar a aplicação da legislação trabalhista;

-Não impulsionar um sistema cruel de rotatividade da mão-de-obra;

-Não assediar moralmente os trabalhadores sobretudo mediante a ameaça do desemprego;

-Não utilizar mecanismos de subcontratação, transferindo para empresas descapitalizadas parte de sua produção, pois isso abala a efetividade dos direitos dos trabalhadores;

-Não institucionalizar um sistema de banco de horas com o único propósito de prorrogar a obrigação quanto ao efetivo pago às horas extras com o adicional constitucionalmente previsto;

-Não deixar de cumprir obrigações legalmente previstas, com a intenção de forjar acordos perante a Justiça do Trabalho com quitação de todos os direitos. Neste item, cabe mencionar o registro da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do trabalhador, a dinâmica de horas extras e o seu pagamento, a preocupação com o desenvolvimento sustentável etc

-Nesta primeira alternativa, que considera a viabilidade do capitalismo, a solução dos problemas da crise não se resume à cômoda aceitação da intervenção do Estado na lógica de mercado. É preciso que o sentido ético se insira na ordem produtiva. Por exemplo, não servem as iniciativas de incentivo à produção ou à construção civil, se os produtos e obras se realizarem por intermédio de mecanismos de supressão dos direitos dos trabalhadores. Além de isso significar um desrespeito à ordem jurídica, representa também uma forma de agressão ao ser humano, quebrando toda possibilidade de pacto social. Para implementação desse projeto, já inscrito na Constituição brasileira, exercem papel decisivo a parcela consciente do empresariado nacional, além do Estado e do mercado consumidor por meio de uma atitude à base de sanções e prêmios. b) ou iniciar a elaboração de um projeto de outro modelo de sociedade a partir dos postulados socialistas de divisão igualitária dos bens de produção e da riqueza auferida. Afinal, se dentro da lógica capitalista não for viável concretizar os preceitos supra, relativos aos direitos humanos inderrogáveis e previstos em declarações, tratados internacionais e em nossa própria Constituição, por que continuar seguindo esse modelo que reduz as garantias sociais, aprofundando as desigualdades e o retrocesso no nível da condição humana?