Outras páginas.

terça-feira, 31 de março de 2009

Governo entregou 785 mil computadores no âmbito do e-escola, e os em falta à meses?

E porque razão ainda estão milhares à espera há meses? E porque razão existe uma linha telefónica que ninguém atende? E qual a razão de terem emails e ninguém responder?

O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, disse hoje que o Governo já entregou 785 mil computadores no âmbito do programa e-escola, a maioria com acesso à Internet em banda larga. «Ao todo, já entregamos 785 mil portáteis para o e-escola», afirmou Paulo Campos, na abertura da conferência Portugal em Fibra Óptica, organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O secretário de Estado detalhou que 182 mil computadores foram entregues para o programa Novas Oportunidades, 252 mil para alunos do ensino secundário, 275 mil para o programa e-escolinhas e 73 mil para professores. Lançado em Junho de 2007 no âmbito do Plano Tecnológico, o programa e.escola permite aos do 7º ao 12º ano de escolaridade, aos professores e aos adultos inscritos no programa Novas Oportunidades, adquirirem um computador portátil pelo valor máximo de 150 euros.

Publicidade ao "Metro" e a saúde dos jovens!

É incrível olhar para os dois jovens que todos os dias estão sobre o viaduto metálico, sobre a 2º circular! Estes jovens estão com uma tarjeta fazendo publicidade ao jornal “METRO”. Será que ninguém raciocina sobre o mal que faz à saúde daqueles jovens o estarem naquele ponto horas a fio?

 

 

G20: França quer resultados ou ameaça bater com a porta

«Se as coisas não avançarem em Londres, haverá cadeira vazia! Levanto-me e vou-me embora», diz Sarkozy


 

Freeport: assaltado escritório da advogada de Zeferino Boal.

Que coincidências…

O escritório da advogada de Zeferino Boal, alegado autor da carta anónima que desencadeou o caso Freeport, foi esta madrugada assaltado, tendo sido roubado o computador portátil com documentos do processo, disse à Lusa Ana Santinho. Porém, a advogada não atribui, por agora, "qualquer ligação ao caso Freeport", estando o caso a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Albufeira.

 

 

Regressam as queixas relativas aos aumentos de capital BCP

Quem não se lembra das celebres acções da Lisnave, que o BCP vendia, mesmo após o terminus da data, das acções do BPA, que desvalorizaram a um nível escandaloso, após a aquisição do mesmo pelo BCP. Os únicos que nunca perderam, foram o Sr. J Gonçalves e Na última assembleia em que participou como presidente, Paulo Teixeira Pinto prometeu uma solução célere. Mas o processo de mediação para os mais de 300 accionistas que foram considerados elegíveis, ainda não está concluído. A assembleia geral do BCP, que está a decorrer no Porto, volta a ser dominada pelas consequências dos aumentos de capital do início da década, com queixas de muitos accionistas que consideram ter sido aliciados para uma operação em que alegam ter perdido muito dinheiro.

 

Beckham é o mais bem pago, Cristiano é o quarto.

 

Salários das estrelas. Cristiano Ronaldo foi votado o melhor futebolista do mundo, mas na lista dos salários das estrelas do futebol está em quarto lugar. Nos treinadores, Scolari domina graças à indemnização do Chelsea e está à frente de Mourinho, ex-número 1.

 

Petição quer exigir aos pais responsabilidade na educação escolar dos filhos com punição legal

Pedido já obteve mais que 5500 assinaturas e pode ser discutido na AR. Pode ser um bom principio, pois a maioria é absentista. A petição a exigir alterações legislativas que responsabilizem "efectivamente" os pais nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar já reuniu mais de 5500 assinaturas, pelo que o tema já pode ser discutido na Assembleia da República.

 

Obama anuncia ajuda aos construtores automóveis e incentivos à compra

Veículos "limpos" terão apoio fiscal. O Presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu hoje que "não vai deixar desaparecer a indústria automóvel", ao anunciar um plano de recuperação do sector que inclui ajudas aos construtores e incentivos à compra.

 

Mais um frete que o "prós e contras" faz ao governo!

"Só há um beneficiário com a ausência do CDS: o Governo", disse Mota Soares. O CDS-PP vai apresentar uma queixa à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) contra a RTP por o partido ter sido excluído do programa de hoje Prós e Contras, sobre a insegurança. "É muito grave, além da evidente quebra do pluralismo, que o partido que mais oposição tem feito ao Governo na área da segurança não participe neste debate", justificou Pedro Mota Soares, dirigente e deputado democrata-cristão, ao PÚBLICO.

 

Pressões sobre magistrados levam sindicato a pedir audiência de urgência ao Presidente da República

 

É só sobre este caso e aproveitam a oportunidade e falam de outros?
O novo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, vai pedir uma audiência de urgência ao presidente da República Cavaco Silva. Nos últimos dias João Palma tem vindo a denunciar pressões sobre os magistrados, alegadamente relacionadas com o caso Freeport e que visam, segundo revelou o "Correio da Manhã" levar ao arquivamento do processo. Arquivamento do Caso Freeport em causa

 

Cimeira da Liga Árabe: Kadhafi insulta e faz as pazes com o rei da Arábia Saudita

O líder líbio, Muammar al-Kadhafi, foi ontem mais uma vez o centro das atenções na sessão inaugural da Cimeira da Liga Árabe que decorre em Dhoa, Qatar, chamando ao rei da Árabia Saudita um produto britânico e um aliado dos Estados Unidos, mas dizendo-se de seguida pronto a considerar findo o "problema pessoal" que tem com Abdullah.

 

"Wall Street Journal"

O plano norte-americano de apoio à General Motors e à Chrysler irá utilizar o processo de insolvência adoptado na banca para salvar estas empresas do sector automóvel, que inclui títulos de dívida de obrigações e custos de saúde de trabalhadores reformados.

 

"Financial Times"

O Presidente dos EUA, Barack Obama, condenou ontem a falha de liderança de Washington até Detroit pelo declínio dos construtores norte-americanos de automóveis e exigiu nos sacrifícios dos devedores, sindicatos e executivos da General Motors e Chrysler em troca de novos apoios públicos.

 

Mudança Magnética na Terra

Inversão dos pólos começa a dar sinais que está próxima
LONDRES - O Pólo Norte está de mudança. Cientistas encontraram grandes buracos no campo magnético da Terra, sugerindo que os Pólos Norte e Sul estão se preparando para trocar de posição, numa guinada magnética. Um período de caos poderia ser iminente, no qual as bússolas não mais apontariam para o Norte, animais migratórios tomariam o rumo errado e satélites seriam queimados pela radiação solar.

Os buracos estão sobre o sul do Atlântico e do Ártico. As mudanças foram divulgadas depois da análise de dados detalhados do satélite dinamarquês Orsted, cujos resultados foram comparados com dados coletados antes por outros satélites.

A velocidade da mudança surpreendeu os cientistas. Nils Olsen, do Centro para a Ciência Planetária da Dinamarca, um dos vários institutos que analisam os dados, afirmou que o núcleo da Terra parece estar passando por mudanças dramáticas. "Esta poderia ser a situação na qual o geodínamo da Terra opera antes de se reverter", diz o pesquisador. O geodínamo é o processo pelo qual o campo magnético é produzido: por correntes de ferro derretido fluindo em torno de um núcleo sólido. Às vezes, turbilhões gigantes formam-se no metal líquido, com o poder de mudar ou mesmo reverter os campos magnéticos acima deles.

A equipe de Olson acredita que turbilhões se formaram sob o Pólo Norte e o sul do Atlântico. Se eles se tornarem fortes o bastante, poderão reverter todas as outras correntes, levando os pólos Norte e Sul a trocar seus lugares.

Andy Jackson, especialista em geomagnetismo da Universidade de Leeds, Inglaterra, disse que a mudança está atrasada: "Tais guinadas normalmente acontecem a cada 500 mil anos, mas já se passaram 750 mil desde a última".

Impacto - A mudança poderia afetar tanto os seres humanos quanto a vida selvagem. A magnetosfera fornece proteção vital contra a radiação solar abrasadora, que de outro modo esterilizaria a Terra. A magnetosfera é a extensão do campo magnético do planeta no espaço. Ela forma uma espécie de bolha magnética protetora, que protege a Terra das partículas e radiação trazidas pelo "vento solar".

O campo magnético provavelmente não desapareceria de uma vez, mas ele poderia enfraquecer enquanto os pólos trocam de posições. A onda de radiação resultante poderia causar câncer, reduzir as colheitas e confundir animais migratórios, das baleias aos pingüins. Muitas aves e animais marinhos se guiam pelo campo magnético da Terra para viajar de um lugar para outro.
A navegação por bússola se tornaria muito difícil. E os satélites - ferramentas alternativas de navegação e vitais para as redes de comunicação - seriam rapidamente danificados pela radiação solar".
   

...que está vinculado a esta outra notícia do Jornal de Notícias, de Portugal:  

 

Austrália: Cerca de 200 baleias-piloto encalhadas na ilha de King

2009-03-02

Sydney, Austrália, 02 Mar (Lusa) - Cerca de 200 baleias-piloto e vários golfinhos ficaram encalhados na ilha de King, no sul das Austrália, informou hoje a rádio ABC.

Peritos da Tasmânia viajam rumo àquela ilha, situada entre a Tasmânia e o continente australiano, com esperança de salvar alguns dos cerca de 50 cetáceos que ainda sobrevivem. 

As baleias e golfinhos começaram a chegar de noite à praia da ilha, perante os olhares de alguns residentes, que avisaram as autoridades. 

Em finais de Janeiro, 53 cachalotes morreram encalhados e outras 80 baleias-piloto morreram na mesma ilha em Novembro passado. 

Também em Novembro, outras 65 baleias da mesma espécie encalharam noutra praia do sul da Austrália e só 11 conseguiram voltar para o mau, ajudadas pelas autoridades, ecologistas e voluntários. 

Os cientistas desconhecem a razão pela qual algumas espécies de baleias perdem a vida nas praias, admitindo que possam ser confundidas pelos sonares potentes de navios ou por seguirem um líder doente e desorientado. 

Comentário associado: Como podemos notar, os sinais de mudanças estão ficando mais evidentes. Na última notícia acima, os cientistas dão a desculpa que "sonares potentes" teriam matado mais de 150 baleias num intervalo de 4 meses, como se na Ilha de King (sul da Austrália, perto da Tasmânia) tivesse permanentemente navios com sonares tão potentes para causar tamanho estrago. Na hipótese do "lider desorientado ou doente", significaria que ele estaria com alguma dificuldade para se orientar através do campo magnético. O trecho em negrito do primeiro artigo acima mostra que esses animais se movem pela Terra com a ajuda do campo magnético e com ele enfraquecido ou com mudança de posição pode acabar acontecendo isso. Como não querem falar a verdade, fazem uma maquiagem dos fatos, dando desculpas como essas. Portanto, fiquemos atentos aos próximos sinais que a Natureza nos der.

Cartão único.

Para quem vai aderir ao cartão único:
- Telefonista: Pizza Hut, boa noite!
- Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas...
- Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?
- Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.
- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549
4236, certo? O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel é o 96 266 25 66, correcto?
- Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?
- Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
- Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro Queijos e outra Calabresa...
- Telefonista: Talvez não seja boa ideia...
- Cliente: O quê...?
- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.
- Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?
- Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!
- Cliente: Como é que sabe que vou adorar?
- Telefonista: O senhor consultou a página 'Receitas Gulosas com Soja' da Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...
- Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!
- Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos quatro filhos, pode ter a certeza.
- Cliente: Quanto é?
- Telefonista: São 49,99.
- Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?
- Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.
- Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que chegue a Pizza.
- Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com o saldo negativo.
- Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?
- Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos. Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso...
- Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?
- Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e então, pensei que fosse utilizá-la.
- Cliente: Foooddddddd.......!!!!!!!!!
- Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado... Não se esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em público a um Agente da Autoridade
- Cliente: (Silêncio).
- Telefonista: Mais alguma coisa?
- Cliente: Não. É só isso... Não. Espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.
- Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
- Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou atirar-me pela janela!!!!!
- Telefonista: E torcer um pé? O senhor mora no rés-do-chão...!

De morte ...!

Um rapaz algarvio foi estudar para a UBI (Universidade da Beira
Interior), e cometeu a estupidez de gastar o dinheiro todo que o pai
lhe tinha dado no primeiro mês do primeiro período.
Desesperado e teso, magicou uma maneira de rapar uns cobres ao
velhote, e então telefonou-lhe:
- Olá, pai, tudo bem? Olha, aqui a faculdade de veterinária engendrou
uma maneira de ensinar os animais a falar, e se quiseres, eles aceitam
o Boby no curso.
- Ai sim!!!??? Mas isso é fantástico, dava muito jeito ter cá em casa
alguém com quem falar quando estás para fora... Mas o que é que temos
que fazer!!!???
- É fácil, basta mandares para cá o Boby e 1000 euros.
O pai mandou o gato e o dinheiro, mas passado um mês já não restava
nenhum, e o rapaz voltou a telefonar ao pai:
- Então, filho, como estão as aulas do Boby!!!???
- Nem queiras saber, pai as coisas estão a correr tão bem que agora os
meus professores querem pô-lo num curso de leitura!!!
- Ena, pá, isso é que era bom, porque assim já tínhamos alguém para
ler as cartas quando não estás cá!!! Como é que se faz para o
inscrever nisso!!!???
- É fácil, manda para cá 2500 euros que eu trato de tudo!!!
Entretanto acabou o primeiro período, e o rapaz voltou para casa
(teso!) para as férias do Natal, e como não havia maneira de escapar
às perguntas do pai, decidiu matar o gato.
Quando chegou a casa, o pai perguntou logo pelo gato-prodígio, e o
filho explicou:
- Hoje de manhã, quando nos estávamos a preparar para vir para casa, o
Boby estava sentado na poltrona a ler o jornal, e olhou pra mim por
cima dos óculos e perguntou:
- Olha lá, Pedro, o teu pai ainda se anda a esfregar na filha do padeiro!!!???
- Ó Pedro, dá-me um tiro na merda do gato antes que ele conte isso à tua mãe!!!
- Já dei, pai!!!
- Lindo menino.

Here and Now Lisboa 2009 – O melhor dos Anos Oitenta Ao Vivo

Sobre o evento
Here and Now Lisboa 2009 – O melhor dos Anos Oitenta Ao Vivo - chega
finalmente a Portugal e traz consigo o melhor dos anos 80, com
actuações de Rick Astley, Kim Wilde, Belinda Carlisle, ABC, Nik
Kershaw e Curiosity Killed the Cat, todos juntos numa noite de pura
nostalgia e êxitos non-stop!

Here And Now é o espectáculo ao vivo de maior êxito alusivo aos anos
80, sendo uma marca lançada em 2001 e tendo-se tornado num sucesso
estrondoso desde então. O que torna Here And Now tão único é o facto
de todos os artistas actuarem e deste se tratar de um espectáculo
composto apenas por temas de sucesso. Muitas das bandas reuniram-se
especialmente para esta digressão ou, em alguns casos, é a primeira
vez em muitos anos que vão actuar ao vivo!

A primeira digressão realizada no Reino Unido decorreu em Novembro de
2001 e contou com a presença de nomes como Paul Young , Kim Wilde (que
abriu uma excepção e voltou ao activo apenas para este espectáculo!),
Curiosity Killed The Cat, Nick Heyward, Heaven 17, T'Pau e Go West. A
digressão realizou-se para mais de 60.000 pessoas, efectuada em 7
recintos diferentes. Seguiram-se outras 5 digressões pelo Reino Unido
e, posteriormente, digressões internacionais que passaram pela
Austrália, Japão, Extremo Oriente e por toda a Europa. O espectáculo
apresenta uma fusão de mais de 30 artistas, com um alinhamento que é
constantemente alterado consoante o país no qual for apresentado.

Em 2003, esta marca exclusiva realizou-se pela primeira vez em
estádios, com espectáculos no Bolton Wanderers Reebok Stadium e
Bournemouth Football Club.

Em 2007, a digressão Here And Now realizou 17 enormes eventos em
espaços abertos e que esgotaram por todo o Reino Unido. A digressão
seguinte, efectuada em estádios pelo Reino Unido, decorreu em Maio de
2008 com outro alinhamento fantástico e que pôs todas as pessoas a
cantar e dançar nos seus lugares, tendo contado com a presença de
nomes, que se estrearam no evento, como Rick Astley, Johnny Hates
Jazz, Cutting Crew e Bananarama.

Tony Denton teve originalmente a ideia para o conceito Here and Now
após ter promovido espectáculos semelhantes, com artistas dos anos 70,
sob o nome "The Best Disco In Town", um formato que apresentava 7
artistas no mesmo espectáculo. Entre estes artistas figuravam nomes
como KC & The Sunshine Band, Chic, Rose Royce, Village People e
Tavares. Tony, na qualidade de agente da maioria dos artistas dos anos
80, considerou que seria uma evolução natural ter uma versão deste
espectáculo, dedicada aos anos 80, e assim surgiu Here and Now.

Agora, 7 anos mais tarde, Here And Now tornou-se numa referência e os
artistas já apareceram em inúmeros programas de televisão e rádio tais
como GMTV, This Morning, The Alan Titmarsh Show, Loose Women, Saturday
Kitchen, BBC Breakfast TV, os programas de Jonathan Ross e Steve
Wright da Radio Two, o programa de Eaamon Holmes da Radio Five e em
todos os programas de rádio da manhã, entre muitos outros. Para além
disso, Here And Now tornou-se na escolha de eleição para eventos de
empresas. Para além dos espectáculos de Verão realizados no Reino
Unido, o futuro reservou a este evento a sua estreia na mundialmente
famosa corrida de Ascot e, a 18 de Dezembro, realizou-se uma festa
Here & Now Christmas Party , na sala Indigo 2 (que incluiu actuações
ao vivo de Belinda Carlisle, Kid Creole & The Coconuts e Curiosity
Killed The Cat, bem como DJs convidados que tocaram música dos anos 80
durante toda a noite) e mais digressões além-fronteiras, como a de 29
de Maio, no Pavilhão Atlântico.


Idade Mínima 16 anos
Promotor Sony Music Entertainment Portugal
Início de venda dos Bilhetes: 20-03-2009 18:00
Fim de Venda de bilhetes: 29-05-2009 23:59
Duração do espectáculo: 240 minutos

Definitions

RECESSION – When your neighbor loses his job.

DEPRESSION – When you lose your job.

Recovery – When Obama loses his job.

O ensino na época de Jesus Cristo.

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
"Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles..."
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem
ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
"Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?"
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
"- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva."
... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

(autor desconhecido)

Quem quer ser milionário


Com os meus agradecimentos!

Assessor e coveiro...

Ora atentem lá nesta situação que no mínimo é ridícula, vinda no Diário da República nº 255 de 6 de Novembro 2008:

 

EXEMPLO 1

No aviso nº 11 466/2008 (2ª Série), declara-se aberto concurso no I.P.J.

Para um cargo de "ASSESSOR", cujo vencimento anda à roda de 3500 EUR (700 contos).

Na alínea 7:... "Método de selecção a utilizar é o concurso de prova pública que consiste na "... Apreciação e discussão do currículo profissional do candidato."

 

 

EXEMPLO 2

No aviso simples da pág. 26922, a Câmara Municipal de Lisboa lança concurso externo de ingresso para COVEIRO, cujo vencimento anda à roda de 450 EUR (90 contos) mensais.

 Método de selecção:

Prova de conhecimentos globais de natureza teórica e escrita com a duração de 90 minutos.

A prova consiste no seguinte:

1. - Direitos e Deveres da Função Pública e Deontologia Profissional;

2. - Regime de Férias, Faltas e Licenças;

3. - Estatuto Disciplinar dos Funcionários Públicos.

4. - Depois vem a prova de conhecimentos técnicos: Inumações, cremações, exumações, trasladações, ossários, jazigos, columbários ou cendrários.

 5. - Por fim, o homem tem que perceber de transporte e remoção de restos mortais.

6. - Os cemitérios fornecem documentação para estudo. Para rematar, se o candidato tiver:

- A escolaridade obrigatória somará + 16 valores;

- O 11º ano de escolaridade somará + 18 valores;

- O 12º ano de escolaridade somará + 20 valores.

7. - No final haverá um exame médico para aferimento das capacidades físicas e psíquicas do candidato.

ISTO TUDO PARA UM VENCIMENTO DE 450 EUROS MENSAIS!

Enquanto o outro, com 3,500!!! Só precisa de uma cunha.

Vale a pena dizer mais alguma coisa?!

Há que ter moralidade!

Por estas e por outras, é que existem Coveiros Cultos e Acessores ...

segunda-feira, 30 de março de 2009

O 'x' do problema e o 'x' do cromossoma

Com os meus agradecimentos, aqui reproduzo!

O 'x' do problema e o 'x' do cromossoma

Até agora, as listas eleitorais promoviam, por omissão, a igualdade de género. Os candidatos eram escolhidos segundo critérios triviais: a notoriedade pública, a influência nas "bases", o compadrio, a "cunha", o trabalho em prol do partido, os favores prestados a A ou a B (C é ingrato), etc. A masculinidade e a feminilidade não vinham ao caso, e se as listas apresentavam um enorme desequilíbrio em favor dos machos da espécie, o facto devia-se a circunstâncias fortuitas, ou à constatação de que existe mesmo uma peculiar, e superior, sensibilidade feminina perante a política: as senhoras têm bom gosto e mais o que fazer.

Aprovada em 2006, a Lei da Paridade obriga a encher com mulheres um terço dos lugares disponíveis. Além de discriminatória, a dita lei foi obviamente concebida por misóginos a fim de enxovalhar o sexo oposto. Sucede que oposto não é sinónimo de estúpido, donde as senhoras que já desprezavam a política quando nesta se ascendia independentemente do género terão dobradas razões para a desprezar agora. Por outras palavras, nenhuma sujeita de inteligência e dignidade medianas aceitará servir de pechisbeque a estratégias oportunistas e vexatórias.

Que sujeitas aceitarão? Francamente, não sei. De acordo com o DN, parece que alguns partidos, em apuros para recrutar donzelas, também não sabem. Percebo-os. Entre os poucos exemplares femininos que hoje se sentam na Assembleia da República sem se distinguirem particularmente do padrão masculino, já é frequente encontrar ex-secretárias de autarcas ou familiares de caciques com nítidas dificuldades em assinar o próprio nome. O que haverá abaixo disto? Assim de repente, ex-secretárias ou familiares de caciques que assinam o próprio nome com um "x".

De futuro, se bem ensinadas, talvez as analfabetas do "x" aprendam a comportar-se devidamente no Parlamento, ou seja, a levantar-se ou a sentar-se no momento de votar as normas que nos regem. O PS e o Bloco estão optimistas e acham a mudança benéfica para a democracia. Com certeza, no sentido de que qualquer um pode realmente chegar a deputado, embora o sentido de "qualquer um", ou "qualquer uma" (peço perdão), escusasse de ser tão literal.

Quinta-feira, 26 de Março
O progresso em saldos

Uma professora lançou a suspeita de que os Magalhães oferecidos (ou quase) às criancinhas possam estar a ser vendidos pelos respectivos pais ao desbarato. Nenhuma surpresa. Era de prever que, à semelhança do seu principal ideólogo e promotor, a engenhoca fosse mal empregada.

O eng. Sócrates, esse benemérito, deu-se a inimagináveis trabalhos para empurrar os portugueses rumo à modernidade. Os portugueses fingiram ouvir, aceitaram a benesse e, contas feitas (sem factura), permaneceram exactamente no sítio onde sempre estiveram, a desenrascar com manha uns trocos a expensas do Estado.

O primeiro-ministro olha o Magalhães e vê auto-estradas da informação, viadutos comunicacionais e, fora das referências rodoviárias, um futuro igual ao presente em voga "lá fora". Cá dentro, infelizmente, o povo olha o Magalhães e encena a fábula do boi e do palácio, com a particularidade de o boi não ter conseguido despachar o palácio por vinte ou trinta euros. Excepto por esse ligeiro sintoma de superioridade face ao ruminante, a verdade é que quem nasce para a Feira da Ladra não chega a Silicon Valley.

Ou à Dinamarca, que partilha com a Suécia e os EUA a vanguarda em matéria de implantação das novas tecnologias. Embora continue acima da Espanha e do Cazaquistão, Portugal caiu para 30.º na tabela do Fórum Económico Mundial (FEM), logo abaixo da Malásia e do Qatar. A vergonha das estatísticas é mais nítida quando se verifica que, segundo o mesmo FEM, o nosso Governo é o 4.º mundial no que toca à importância dada à informatização. Palácios a bois, de facto. Ou pérolas a porcos.

Se é improvável que, sozinhas, as transacções ilícitas do Magalhães expliquem o tombo de 2008, é altamente provável que motivem maiores tombos próximos. Nada garante que a prodigiosa máquina não seja objecto de exportação clandestina e que, neste momento, os fedelhos de Madrid e de Astana (a capital cazaque) não aprimorem a sua instrução graças ao génio inventivo da empresa JP Sá Couto e ao fulgor visionário do eng. Sócrates, que qualquer dia se cansa de aturar um povo boçal e ingrato. Isto se, como é próprio dos boçais e dos ingratos, o povo não se cansar dele primeiro.      

Sexta-feira, 27 de Março
Certas cantigas são uma arma

No domingo anterior, fiz, em crónica sobre o "aquecimento global", as "mudanças climáticas" ou lá como é que isso agora se chama, uma referência leve, levemente gratuita e levemente ofensiva ao cantor André Sardet. Na volta do correio (electrónico) tinha uma mensagem do próprio. A insultar-me? Qual quê: a convidar-me amenamente para um café. Nem consegui responder. Na perspectiva do colunista, não há pior do que receber polidez a troco de rudeza. O sr. Sardet devia ter dito de mim o que Maomé não disse do vinho. Preferiu ser educado. Não há direito. Não lhe perdoo.

Ignoro as inclinações políticas do sr. Sardet, mas aposto que não é de esquerda. Em matéria de críticas e cantigas, a esquerda é confiável. Vai para um ano, escrevi um texto menos simpático sobre os cançonetistas de "Abril". Valeu-me dezenas de mails irados, meia dúzia de ameaças físicas e um embrulho enviado por um pervertido com uma gravação do padre Fanhais no interior. Mais importante, nenhum José Mário Branco ou Manuel Freire teve a desfaçatez de me convidar para uma bica, mesmo pingada.

Que Deus, ou Marx, guarde os "baladeiros": estes cantam a solidariedade, a fraternidade, a paz e a liberdade de expressão com tamanho empenho que se dispõem a partir a viola na cabeça de quem discordar deles. Se existe em cada esquina um amigo, no meio da rua está um "fascista" a pedir para ser atropelado. Por isso os admiradores da "canção de protesto", que protestam nas ruas contra os despedimentos, fartaram-se de exigir o meu. Pelos vistos, não sabem que, nesta profissão, a fúria alheia é uma comenda. Por seu lado, o sr. Sardet conhece perfeitamente as consequências nefastas da cortesia. O sr. Sardet é de uma civilidade perigosa. E irrecusável: esse café, fica para quando?   

Sábado, 28 de Março
Ópera bufa

As vaias e as pateadas são uma vetusta tradição operática, mas apenas durante, ou após, o espectáculo. A originalidade nacional inventou a vaia prévia, como a que agora aconteceu no Centro Cultural de Belém. Mais original ainda, a vaia não se destinou aos cantores, ao compositor, ao autor do libretto ou ao encenador: no caso, foi dirigida ao eng. Sócrates, cujo atraso de 25 minutos na estreia de Crioulo protelou o início da ópera por igual período sem sequer uma justificação, aliás impossível de arranjar, ao auditório.

Se me permitem, os apupos foram pessimamente dirigidos. O eng. Sócrates não tem culpa. O seu homólogo de Cabo Verde, que o acompanhava e que o gabinete do nosso primeiro-ministro tentou responsabilizar pelo incidente, também não. Num país civilizado, qualquer indivíduo tem o direito de chegar à ópera tão atrasado quanto desejar. Num país civilizado, a organização da dita é que tem o dever de não a retardar de acordo com os horários alheios e o porteiro tem instruções para não permitir que ninguém entre na sala antes do final do primeiro acto.

Acontece que isto é Portugal. Irrelevante que seja, o obséquio prestado pelos senhores que, por nomeação política, dirigem o CCB reflecte os obséquios maiores que distinguem, no que verdadeiramente conta, os portugueses que mandam dos restantes. Olhe-se para onde se olhar, há por aí uma imensa aptidão para servir privilégios a uns, migalhas aos outros. Ocasionalmente, estes vaiam as migalhas. Na maioria das vezes, de habituados que estão ao serviço, agradecem-nas.

Fim-de-Semana Alucinante - Deliverance.

Uma das cenas mais bonitas do cinema! Reparem na expressão do garoto; no inicio ele parece triste e pequeno, mas à medida que toca o seu banjo ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão triste num sorriso contagiante, contaminando todos com sua alegria, a alegria de um autista que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superficie. Depois, ele volta para dentro de si, deixando sua parcela de beleza eternizada por acaso no filme Fim de Semana Alucinante (1972). O garoto não é actor, apenas um autista que residia no local onde estavam sendo feitas as filmagens. Pararam num posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o director teve a felicidade de encaixar no filme. Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto! Aproveitemos o encantamento do vídeo e acreditem que "milagres" acontecem quando menos se espera...

The Fight Over Who Will Guard Your Nest Egg


Excelente artigo de By JASON ZWEIG no The Wall Street Journal.

Tata lança automóveis mais baratos do mundo.

Tata lançou o automóvel mais barato do mundo

 

Nano custa 1.460 euros

 

Frases

"Mesmo que o seu autor não saiba, esse texto [de Marinho Pinto no Boletim da Ordem dos Advogados], foi usado como antecipação defensiva face à divulgação do vídeo com as conversas dos promotores do Freeport."

Carlos Abreu Amorim, "Correio da Manhã", 30-03-2009

 

 

sexta-feira, 27 de março de 2009

Impeachment de governadores no Brasil é bom sinal, diz 'Economist'

Em Portugal como será…

Segundo reportagem, benefícios com rigor de TSE poderão ser sentidos 'além das fronteiras'.

 

Metro do Porto em falência técnica

Só recorrendo à banca a empresa conseguiu verbas para realizar investimentos em 2008

 

Por: HUGO SILVA

A Empresa do Metro fechou o ano passado em falência técnica. No Relatório e Contas de 2008, aprovado esta quarta-feira, reitera-se a manifesta insuficiência de apoio do Estado ao projecto, que só avança com empréstimos bancários.

À semelhança do que acontece com outras empresas de transportes, a Metro passou a ter um passivo mais elevado do que o activo, exigindo-se uma intervenção dos accionistas (o Estado é maioritário) para colmatar uma situação que, no limite, pode levar à dissolução da sociedade. O ano de 2008 encerrou com um prejuízo de 148,6 milhões de euros. De pouco valeu o aumento de 9,4% das receitas da operação (chegaram aos 29,2 milhões).

"O agravamento da situação financeira apesar dos bons resultados conseguidos na política adoptada de gestão de exposição ao risco da taxa de juro reflecte a carência de financiamento a fundo perdido do projecto do metro do Porto, hoje com um nível de endividamento que constitui a nossa principal preocupação", escreveu o presidente do Conselho de Administração, Ricardo Fonseca.

Os números confirmam: em 2008, foram investidos 123,8 milhões de euros, em obras e na compra de veículos. À excepção de uma comparticipação de 7,4 milhões de euros da Administração Central, a Metro teve de ir arranjar dinheiro ao banco. E num "enquadramento cada vez mais adverso", lembrou Ricardo Fonseca.

"Em 2008 foram efectuadas quatro operações de médio e longo prazo, no montante global de 472 milhões de euros. Destes, 252 milhões foram contratados para garantia do reembolso de cinco financiamentos de igual montante, cujo vencimento ocorria ao longo do ano", diz o Relatório e Contas de 2008, aprovado por unanimidade, em Assembleia Geral. O projecto do metro do Porto continua com escasso apoio do Estado. Exemplo: dos 246 milhões de euros de indemnizações compensatórias que a empresa esperava receber do Estado (100,2 milhões referentes a acertos do período 2003/2007), apenas chegaram 11,6 milhões.

Desde Setembro de 2002 - há quase sete anos - que a Metro do Porto espera por uma resposta do Governo em relação a uma proposta de contrato programa para o financiamento do projecto. Sem aquele instrumento, que até está previsto nas bases de concessão do serviço, os apoios financeiros do Estado são assegurados de forma mais ou menos casuística. E com valores sempre insuficientes, conforme sustentam os relatórios e contas, ano após ano.

As verbas a fundo perdido - do PIDDAC (Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) e de fundos europeus - revelam-se "manifestamente exíguas".

Já Março de 2007, conforme noticiou o JN, a Metro do Porto alertava que a operação corria o risco de ser suspensa se não fossem resolvidos, com urgência, os problemas de financiamento do projecto. A empresa sublinhava a necessidade do reforço do financiamento a fundo perdido e do estabelecimento de um regime para a atribuição das indemnizações compensatórias. Dois anos anos depois, a situação de completa indefinição mantém-se. E a empresa agravou a situação financeira.

Na Assembleia Geral de ontem, ficou patente o clima de divisão existente. Segundo a Lusa, foi aprovado um voto de confiança à administração, mas com quase todos os representantes autárquicos a votarem contra. Estavam representadas as autarquias de Gondomar (independente), Póvoa de Varzim, Maia, Porto e Gaia (todas PSD), bem como Matosinhos e Vila do Conde (ambas PS). Só Matosinhos votou a favor.

Adjudicações "excepcionais" para obras de 12,4 milhões 

A Metro do Porto adjudicou directamente 25 empreitadas sem respeitar as normas que normalmente são aplicadas dados os valores em causa, durante os anos de 2007 e de 2008. Situações que a empresa afirma serem de excepção e justificadas, cada uma delas, por uma de três razões: urgência na execução dos trabalhos, haver vantagens económicas significativas pela selecção do adjudicatário, inexistência de outro adjudicatário possível.

"A Metro segue os procedimentos legalmente estabelecidos em matéria de aquisição de bens e serviços. Excepcionalmente, dada a complexidade e urgência na execução de alguns trabalhos, ocorreram em 2007 e 2008 adjudicações de valor superior aos limites normalmente aplicáveis para a forma de contratação usada", lê-se no Relatório e Contas da Metro do Porto.

Naquele documento pormenoriza-se a lista das 25 "adjudicações realizadas nessas circunstâncias". O valor das empreitadas incluídas neste lote totaliza 12,4 milhões de euros.

A mais cara - 1,6 milhões de euros - diz respeito à concepção e execução do sistema de sinalização para a extensão do término da Linha Amarela (estação D. João II) que foi entregue à Bombardier.

Outra obra de valor significativo - 1,29 milhões de euros - prendeu-se com a execução de infra-estruturas e com a intervenção de inserção urbana na Rua do Dr. António Bernardino de Almeida, no Porto. Neste caso, o trabalho foi entregue à empresa ABB - Alexandre Barbosa Borges.

Jets 'bombed convoy in Sudan'

 

Sudanese minister accuses US over alleged deadly raids, but other reports blame Israel.

 

Camel Fresco, 12th century


Camel Fresco, 12th century
Made in Castilla-León, Spain
The Metropolitan Museum of Art, New York, The Cloisters Collection, 1961 (61.219)
Information about more than 120,000 works of art is available in The Metropolitan Museum of Art's Collection Database.

 

Indonesia dam collapse kills dozens

Hundreds of homes submerged in town outside Jakarta after heavy rain triggers flash flood.

 

Drug war 'testing US-Mexico ties'

Hillary Clinton says both countries share blame for rising drug violence.

 

Pessimismo: uma das indústrias mais bem sucedidas

Autor de «O Medo do Insucesso Nacional» fala das receitas «pouco mágicas» para sair da crise

Ver artigo...

TGV: o maior erro dos últimos 50 anos

Opção pela Alta Velocidade levará ao aumento de impostos e porá as finanças públicas numa situação ainda mais delicada
Há varinhas mágicas contra a crise que se podem virar contra nós. Esta é a premissa das críticas ao investimento público previsto para a Alta Velocidade, estudadas pelo economista Álvaro Santos Pereira.

No seu livro «O Medo do Insucesso Nacional», o professor universitário, que lecciona em Vancouver, no Canadá, explica porque será o TGV um erro para o país, com proporções colossais.

Em entrevista à Agência Financeira, o economista diz mesmo que esta opção fará com que os portugueses tenham de pagar mais impostos e poderá pôr as nossas finanças públicas numa situação ainda mais delicada do que a actual.

Para isso, analisa os estudos da RAVE e faz as contas: decifrando os números dos estudos, os custos mostram-se superiores aos benefícios em mais de mil e duzentos milhões de euros. Ou seja, os estudos encomendados pela própria RAVE só obtêm resultados positivos para o TGV quando incorporam impactos externos extremamente subjectivos, e que não se verificaram noutros países que optaram pela Alta Velocidade.

Quanto à dimensão do erro, Álvaro Santos Pereira não tem dúvidas em acreditar que será o maior dos últimos 50 anos.

Mas não trará o TGV nada de bom?

«Temos de escolher entre a Alta Velocidade e a alta competitividade. Gostaria muito de comprar um jaguar - chamado de TGV - mas desbaratar o pouco que temos, numa economia extremamente endividada, é uma loucura».

Para Santos Pereira, um TGV poderá ser útil no futuro, mas olha para o Reino Unido que não apostou na Alta Velocidade, mas sim na Alta Competitividade. E para o docente universitário não há dúvidas sobre as opções a tomar neste momento.

Bruxelas não é «irrazoável»

Aos que recordam que temos de aproveitar os fundos de Bruxelas para construir o TGV, e que se não os utilizarmos estes serão destinados para outros países, Santos Pereira acredita que a União Europeia não será tão irrazoável que não nos deixaria utilizar os fundos previstos para o TGV na Educação, na construção de hospitais ou em incentivos para as empresas com potencial inovador.

Numa analogia, Santos Pereira fala do pai que diz ao filho que tem 100 euros para gastar em rebuçados. E o avisasse de que, se ele não gostar de rebuçados, então dará o dinheiro aos outros filhos.

Por isso, para o economista, Bruxelas deveria mesmo aplaudir a nossa contenção despesistas e autorizar a utilização do dinheiro na construção do TGV. Mas só daqui a uns anos.

Veja aqui a entrevista como o economista Álvaro Santos Pereira

 

Alemanha: horas trabalhadas desceram 11% em Janeiro

Horas de trabalho a menos correspondem a 0,8 por cento de todos os empregos

 

«RTP só despede se crise for catastrófica»

Presidente estima «ano difícil»

Claro que sim. Enquanto der para Srªs como a Judite de Sousa ir passear para a América, aquando das eleições americanas, para fazer uma entrevista e passar lá uns dias à conta de todos nós! Enquanto der para vários enviados a Angola(???) Cobrir a visita do Papa! E tantas outras…


 

Rússia hosts summit on Afghanistan

Foreign minister says conference will co-ordinate global efforts to combat "terrorism".

 

Japan to 'intercept' N Korea rocket

Cabinet approves order to destroy North Korean rocket if it enters Japanese territory.

 

UN urges halt in S Lanka fighting

Call for "humanitarian pause" to help 190,000 civilians caught in crossfire.

 

Deadly blast in Pakistan mosque

Scores of worshippers killed as suicide bomber strikes during Friday prayers.

 

Obama unveils new Afghan strategy

US president to send extra 4,000 troops as part of "comprehensive" new strategy.

 

Salman Khan Ends Relations With Bhansali over ‘Prestige’

Mumbai: It's a known fact by now that Salman Khan finds his bratty ways 'prestige-ious'. The actor, who is already infamous for his inflated ego and boastful ways, has once again given to his wicked side and parted ways with once mentor now enemy Sanjay Leela Bhansali over his ...

 

Maioria dos portugueses são contra a reforma ortográfica

Rejeição maior é entre os jovens; reforma vai em frente, diz governo.

 

Chávez anuncia nacionalização de banco do grupo espanhol Santander

Decisão de estatizar o Banco da Venezuela já havia sido anunciada por Chávez no ano passado.

 

Ladrões são assaltados após roubo de jóias nos EUA

A crise já chegou a isto…Ladrões foram rendidos por outra gangue em frente à joalheria assaltada.

 

Vídeo: "Câmaras de gás eram um pormenor da história da guerra", afirma Jean-Marie Le Pen

O líder da extrema-direita francesa reafirmou hoje no Parlamento Europeu que as câmaras de gás eram um "pormenor" da história da Segunda Guerra Mundial.

 

Brasil: Três crianças trancadas num carro cinco horas

Três menores de 2,4 e 9 anos ficaram, ontem, sozinhos num carro em Jundiaí, perto de São Paulo. Os pais foram ao banco e dizem que demoraram a ser atendidos.

 

"Noite Branca" tem primeiros condenados

São as primeiras condenações do processo: o tribunal condenou Hugo Rocha a 12 anos e meio de prisão, pelo homicídio do segurança Nuno "Gaiato". José Santos e Vasco Cardoso foram considerados co-autores do crime.

 

Dieta de grãos inclui torta de chocolate com pasta de amendoim; veja receita

 

Dieta com torta de chocolate e pasta de amendoim? Pode parecer brincadeira, mas essa é uma receita especial para quem quer fazer dieta e não consegue abandonar os doces. Além disso, a combinação de chocolate e pasta de amendoim é uma delícia -- os dois sabores se complementam perfeitamente. A receita desta torta está no livro ""A Dieta Milagrosa dos Grãos", da Publifolha. Veja abaixo como preparar esta torta que reúne amendoim e chocolate em uma sobremesa saborosa e ao mesmo tempo saudável.

 

Traficantes de favela do Rio facturavam até R$ 1 milhão por semana, diz polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro estima que o tráfico de drogas na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, faturava até R$ 1 milhão por mês. Nesta quarta-feira, uma operação policial deixou três mortos, prendeu quatro suspeitos, feriu duas pessoas e apreendeu uma tonelada de maconha. De acordo com o inspetor da Decod (Delegacia de Combate às Drogas) Maurício Bastos, os traficantes refinavam e misturavam cerca de 200 kg de cocaína por semana --com materiais como bicarbonato de sódio e cimento branco. Além das drogas, foram apreendidas três granadas e 14 motos roubadas.

 

Padre português faz protesto contra árbitro por erro em clássico

Revoltado com a actuação do árbitro Lucílio Baptista na decisão da Taça da Liga Portuguesa, entre Benfica e Sporting, no sábado passado, o padre João José Marques Eleutério decidiu que não irá mais batizar meninos com o nome do juiz. Na ocasião, o juiz assinalou pênalti inexistente para o Benfica quando o Sporting vencia por 1 a 0, já no fim do jogo. O time da Luz empatou, levou a decisão para as penalidades máximas e ficou com a taça. "É verdade que sou sportinguista desde sempre e que falei, durante a missa [do domingo passado], do resultado vergonhoso entre o Benfica e o Sporting", admitiu Eleutério à agência Lusa.

 

Coreia do Norte posiciona míssil em plataforma de lançamento, diz agência

A Coreia do Norte já posicionou, nesta quarta-feira, o míssil militar Taepodong-2 em uma plataforma de lançamento na sua costa leste, no primeiro sinal efetivo de preparação para o lançamento de um satélite de telecomunicações anunciado para entre 4 e 8 de abril deste ano, informa a agência japonesa Kyodo. O lançamento é criticado por Estados Unidos e Coreia do Sul como disfarce para o teste de um míssil de longo alcance que poderia atingir até mesmo o Alasca. A informação não foi confirmada pelo Pentágono. "Eu não posso comentar assuntos de inteligência específicos", disse o coronel americano Gary Keck, porta-voz da instituição. A Coreia do Norte anunciou em fevereiro sua intenção de lançar um satélite de telecomunicações. Em 1998, Pyongyang já havia provocado atritos com Tóquio ao disparar um foguete --que disse ser um satélite-- que passou sobre o território japonês e caiu no Pacífico. Em 2006, o regime lançou um míssil Taepodong 2 que explodiu no ar menos de um minuto após o lançamento.

 

Executivo da AIG renuncia a cargo em carta publicada no "New York Times"

O vice-presidente da divisão de produtos financeiros da seguradora AIG, Jake DeSantis, que recebeu um bônus de US$ 742 mil da empresa, anunciou sua renúncia ao cargo em uma carta encaminhada ao executivo-chefe da empresa, Edward Liddy, e publicada como artigo no site do diário americano "The New York Times" ("NYT"). "Tomo essa atitude após 11 anos de serviço dedicado e honrado à AIG. Não consigo mais desmpenhar minhas funções com eficiência em um ambiente conturbado", diz a carta. A AIG, depois de receber US$ 180 bilhões do governo para não quebrar, e de prejuízos bilionários no ano passado --US$ 61,7 bilhões no quarto trimestre e de US$ 99,289 bilhões em 2008 como um todo (ambos recorde)--, pagou US$ 165 milhões em bônus a seus executivos. "Como a você, me foi csolicitado que trabalhasse por um salário anual de US$ 1 e eu aceite por um senso de dever para com a empresa e com os representantes do governo que vieram ajudar. Desapontado por ambos, não posso mais justificar gastar 10, 12, 14 horas por dia longe de minha família para beneficiar aqueles que me desapontaram."

 

Planos de Obama contra crise são "caminho para a ruína", diz UE

O primeiro-ministro checo e atual presidente da UE (União Europeia), Mirek Topolanek, disse nesta quarta-feira que os planos de recuperação econômica promovidos pelo presidente americano, Barack Obama, são "o caminho para a ruína". Para Topolanek a política econômica da Casa Branca "vai minar a estabilidade dos mercados financeiros globais". Ontem, o Parlamento tcheco aprovou um voto de desconfiança contra a coalizão de centro-direita de Topolanek, que terá de deixar o poder. Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA