Outras páginas.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Mega-fundo do BES investiu 67 milhões em obrigações do Benfica.

O Espírito Santo Liquidez tem 6,5% dos mais de mil milhões de euros que gere aplicados em obrigações da Benfica SAD, que atingem a maturidade em Outubro e Dezembro deste ano.

O Espírito Santo Liquidez é um dos maiores credores da Benfica SAD. Este fundo, que gere 1,05 mil milhões de euros, tem 67,7 milhões de euros aplicados em duas linhas de obrigações da Benfica SAD, que atingem a maturidade em Outubro e Dezembro deste ano. Na linha que vence daqui a três meses, o fundo tem uma posição de 17,7 milhões. Na obrigação que vence no final do ano, a posição é de 50 milhões de euros, segundos dados disponibilizados pela CMVM referentes a final de Junho.

Estas duas linhas de obrigações foram emitidas pela Benfica SAD por colocação privada. O ES Liquidez detém a totalidade da linha de obrigações que vence em Dezembro e tem cerca de metade da emissão que atinge a maturidade em Outubro deste ano. No total, o fundo tem 6,5% do seu património aplicado nestes dois instrumentos de dívida. O Diário Económico contactou fonte da ESAF sobre este investimento mas não obteve resposta até ao fecho desta edição. O ES Liquidez é o maior fundo de investimento do país. Isto apesar dos elevados resgates sofridos no ano passado devido à legislação que o impediu de investir em partes relacionadas. Tinha aplicações significativas em dívida de entidades do GES.

O investimento do ES Liquidez em obrigações da Benfica SAD é mais um dos exemplos de como o BES assumiu o papel de principal financiador não só da SAD encarnada, mas também das SAD do Sporting e do Porto. Recentemente, o professor de economia do ISEG, António Samagaio, revelou ao Diário Económico uma estimativa que apontava que a exposição do Grupo BES à SAD dos três grandes rondasse 215 milhões de euros, com base nos últimos relatórios anuais divulgados pelas SAD, referentes a Junho de 2013. "É um facto bem elucidativo da necessidade em manter o suporte financeiro do Grupo BES para que as três SAD possam continuar as suas operações", comentou.

O Diário Económico questionou a SAD do Benfica sobre como prevê amortizar aquelas obrigações: se tem linhas de crédito asseguradas, acordo para fazer o ‘rollover' ou se terá de realizar mais-valias com passes de jogadores. Mas não obteve resposta até ao fecho desta edição.

A SAD dos encarnados tem estado activa no mercado de transferências. Dos negócios comunicados à CMVM, o clube encaixou 30,9 milhões de euros com a venda dos direitos económicos que detinha de Garay, Markovic e Oblak. Relativamente a compras, e apesar de alguns reforços, nenhuma aquisição foi comunicada ao regulador.

Além das obrigações da Benfica SAD, os maiores investimentos do ES Liquidez são em dívida de curto prazo italiana e grega, 16,2% e 9,3% do fundo, em papel comercial da Teixeira Duarte, que representa 12,8% do fundo, e em papel comercial da Portugal Telecom, 8,2% do fundo. Detém ainda 18,2 milhões de euros, 1,7% do fundo, em papel comercial da Ongoing (detentora do Diário Económico).

http://economico.sapo.pt/noticias/megafundo-do-bes-investiu-67-milhoes-em-obrigacoes-do-benfica_198118.html

Sem comentários:

Enviar um comentário