Francisco Seixas da Costa
Ontem, à volta de uma mesa, ouvi histórias deliciosas sobre Natália Correia e o ambiente do Botequim, esse fantástico lugar da noite dos anos 70 e 80. Recordou-se aquele porteiro de cor cadavérica, o Bento, o empregado Bandola, bem como o Carlinhos do piano. Falou-se de Isabel Meirelles, a artista plástica surrealista, sócia de Natália Correia, que bastante encontrei por Paris, e que deu nome ao famoso "bife à Fritz", que era por ali servido. E até se contou a história de um cliente dos Açores, que sempre chegava depois de jantar no Gambrinus, e que, sendo homossexual, revelou um dia que, quando vinha ao continente, tinha uma "dificuldade", porque só aceitava parceiros açoreanos e isso nem sempre era fácil em Lisboa... Acabado o repasto, deu-me uma de nostalgia e, com amigos, passei pelo Botequim. "Passei" é a expressão exata. Nos breves segundos que estive no bar senti-me como no fado da Amália. É que, de facto, "está tudo tão mudado" que "não vi nada, nada, nada, que fizesse recordar" a Natália Correia. Embora o ambiente parecesse animado, a "onda" não era, definitivamente, a nossa. Abalámos e fomos "dar de beber à dor" a um pouso mais ao nosso jeito. |
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