Outras páginas.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Gestor com cargo em 73 administrações?!?!?!

Um campeão olímpico!!! O relatório é bem descritivo do que é a sociedade portuguesa!
“… Cerca de 4% dos administradores foram responsáveis por 20% dos lugares de administração, em empresas dentro e fora dos grupos onde exerciam funções. Identificaram-se 17 administradores que acumulavam lugares de administração em 30 ou mais empresas, havendo um caso de um administrador que pertencia ao órgão de administração de 73 empresas. Cinquenta e cinco membros dos órgãos de administração afirmaram desempenhar cargos apenas na sociedade (cinco eram executivos).
Os membros executivos dos órgãos de administração das sociedade cotadas a exercer funções a tempo inteiro acumulavam, em média, lugares de administração em 11,9 sociedades de dentro e de fora do grupo da sociedade cotada onde exerciam funções. Entre os administradores executivos que exerciam funções a tempo parcial, a participação média global em cargos de administração era de 15,5 empresas. Os administradores não executivos independentes desempenhavam, em média, funções de administração em 3,2 empresas, subindo este indicador para 8,3 no caso dos não independentes.
A idade média dos administradores executivos no final de 2010 era de 52,7 anos (53,6 em 2009) e a dos não executivos era de 57,1 anos (56,2 em 2009). No que respeita ao género, apenas 5,9% dos cargos de administração das sociedades cotadas (26 cargos em 440) eram exercidos por mulheres. Tomando em conta apenas os membros executivos, o número de lugares ocupados por mulheres era ainda menos relevante pois representavam apenas 4,0% do total. Nenhuma mulher desempenhava em termos efectivos as funções de Presidente da Comissão Executiva. Havia 22 empresas que não apresentavam mulheres no órgão de administração e 16 (em 32) que não integravam mulheres na comissão executiva. Apenas oito das 44 empresas integravam mulheres no respetivo órgão de fiscalização…” Relatório da CMVM relativo a 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário