Outras páginas.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A Mais Bela História do Mundo.


Donde vimos nós? Quem somos nós? Porque vivemos? Porque existe um mundo? Porque estamos aqui?
Até à pouco tempo só a religião e a fé ofereciam uma solução, mas hoje também a ciência tem já um relato completo das nossas origens, da história da mundo.
Cada disciplina busca uma determinada origem: os astrofísicos perseguem a do universo; os biólogos, a da vida; os paleontólogos, a do homem. Seguiremos essa história num diálogo com os melhores especialistas franceses em cada uma destas questões.
Haverá Deus nisto tudo? Certas descobertas vão por vezes ao encontro de convicções íntimas. Mas, não vamos misturar os géneros. A ciência e a religião não reinam nos mesmos domínios. A segunda ensina. A dúvida é o motor da ciência, a religião tem a fé como fundamento. O que não quer dizer que elas sejam totalmente alheias uma em relação à outra: a nossa nova história do mundo não evita, bem pelo contrário, as questões espirituais e metafísicas.
Mas, qualquer que seja a visão, mística ou científica, que tenhamos das nossas origens, há uma só moral que vale nesta história, um único dado essencial: nós não passamos de irrisórias faíscas aos olhos do universo.

A Mais Bela História do Mundo de H. Reeves, Dominique Simonnet

Sem comentários:

Enviar um comentário