Outras páginas.

sábado, 19 de dezembro de 2009

FAllan Kardec


 



Foi anunciado que o Benfica vai contratar um futebolista brasileiro, com o sugestivo nome de Alan Kardec.
Na minha infância, dormia em férias num quarto de família, em Viana do Castelo, que tinha um armário envidraçado, cheio de livros. Alguns deles eram de Allan Kardec. O armário estava fechado, tendo os livros pertencido a um tio por afinidade, já falecido. Andei anos até que descobri que Kardec era a figura fundadora da doutrina do espiritismo, a tal que mexe com mesas e nos põe em diálogo com o além. Comecei a ler um desses livros, já na adolescência, mas, seguramente por incompatiblidade com o meu cartesianismo, nunca fui sensível à doutrina.
Como se sabe, o Brasil é pródigo em nomes bizarros para os seus cidadãos, muitas vezes por adaptação, mais ou menos rigorosa, do de figuras estrangeiras. Este é apenas mais um deles. Será que, para o Benfica, ter um potencial espírita na equipa fará entrar o clube em diálogo virtual com os seus êxitos no passado? E será que o espiritismo será compatível com o treinador Jesus? Mas têm-se visto tantas "macumbas"! Já estou a imaginar os comentários a este post...
Em tempo: um leitor atento lembra-nos que Allan Kardec está no cemitério parisiense de Père Lachaise. O mundo é pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário