sexta-feira, 13 de março de 2009

O jornal francês Le Monde e um de seus jornalistas foram condenados a pagar uma indemnização de 300.000 euros ao Real Madrid por um artigo denunciando práticas de doping no clube de futebol da capital espanhola.

Segundo o site do Real Madrid, o Le Monde e o jornalista Stéphane Mandard foram condenados em primeira instância por um tribunal de Madrid a pagar uma indemnização de 300.000 euros ao clube e outra de 30.000 euros a Alfonso del Corral, director do departamento médico do clube 'merengue'.

Contactado pela AFP, o director adjunto do Le Monde, Laurent Greilsamer, confirmou a informação e anunciou que o jornal vai recorrer. Ele qualificou a multa de "desproporcional e exorbitante".

O Real Madrid processou o jornal francês por ter estabelecido um vínculo entre o clube e o médico espanhol Eufemiano Fuentes, principal protagonista de um escândalo de doping que abalou o mundo do ciclismo profissional.

Em sua edição de 8 de Dezembro de 2006, o Le Monde afirmou que quatro clubes espanhóis, entre eles o Real Madrid e o Barcelona, estavam envolvidos no escândalo.

Em Janeiro de 2008, a publicação francesa e seu jornalista já tinham sido condenados por um tribunal de Barcelona a pagar 300.000 euros ao clube catalão.

"É óbvio que vamos recorrer da sentença. A quantia exigida é totalmente exorbitante e desproporcional, num momento em que todos sabem das ameaças que pesam sobre a imprensa escrita", declarou Laurent Greilsamer à AFP.

"Posso entender a irritação dos dirigentes do Barça e do Real. No entanto, eles podiam se contentar em pedir um euro simbólico, como é praxe nestes casos na União Europeia", acrescentou.

"Entendemos que o futebol é uma religião de Estado na Espanha, mas isso não nos tira o direito de investigar e emitir dúvidas e suspeitas sobre suas práticas", prosseguiu o dirigente do Le Monde.

 

 

 

Sem comentários: